Um auditório com 150 lugares foi entregue hoje, 6, no campus XVII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Vigia, nordeste paraense. O evento integrou a agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na região, ao lado do reitor da Uepa, Clay Chagas, da vice-reitora Ilma Pastana e do pró-reitor de Gestão, Carlos Capela.
Admilson Alcântara, coordenador do campus XVII da Uepa, destaca que os discentes são oriundos de vários municípios da região, como Colares, Santo Antônio do Tauá e Santa Izabel, portanto, o espaço físico vai atender toda a comunidade da região. Para o professor, o auditório é um sonho antigo e "vai atender a necessidade da discussão, da ciência, dos encontros, dos seminários, assim como também vai servir a nossa comunidade como todo, para também alavancar o nosso turismo local e a economia como todo".
O auditório vai beneficiar mais de 300 alunos da universidade, matriculados nos cursos de Pedagogia, Música, Letras-Língua Portuguesa, Matemática e História.
Para o reitor Clay Chagas, esse auditório "vai servir para a pesquisa, extensão e apresentação de trabalhos acadêmicos. Esse é o nosso trabalho: levar melhorias e qualidade de ensino para todo o estado"
'Nós entregamos hoje um belo auditório da Uepa aqui de Vigia que será um ambiente para ampliar ainda mais a força da universidade do estado do Pará", destacou o governador Helder Barbalho, ao cumprir agenda no município e prestigiar mais esse evento da instituição, reforçando o seu compromisso com o ensino superior, público e de qualidade.
Helder Barbalho também destacou que o Pará está em um momento "especial para o Estado que está vivendo um bom momento, um momento de união, de progresso, de desenvolvimento" e se tornando referência para o país "mostrando para o Brasil e para o mundo coisas positivas, coisas boas, qualidade deste tempo".
"Esse já é o quarto auditório entregue, fazendo com que esse equipamento complete as atividades dos cursos de graduação dos nossos campi", afirmou a professora Ilma Pastana, já que, além de Vigia, os campi da Uepa em Barcarena, Cametá e Salvaterra também já contam com o novo espaço, de forma que todas as unidades da instituição no interior tenham auditório para a realização de atividades em um espaço moderno e confortável.
Nesse cenário de crescente evolução, o campus da Uepa em Vigia forma profissionais de licenciatura qualificados para atender, principalmente, o setor de educação das redes municipal e estadual de ensino, e também da iniciativa privada.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)