O curso de bacharelado em Música da Fundação Carlos Gomes (FCG), com habilitação em "Composição e Arranjo", realizado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), é o primeiro da região Norte. A formação oferecida em Música pela Uepa é diferenciada dos demais cursos de bacharelado, pois tem disciplinas individualizadas, nas quais os professores ministram aulas para apenas um aluno. “A habilitação em Composição e Arranjo foi a primeira da região Norte e podemos dizer que é única também no Brasil, pois nenhum outro bacharelado em Música tem essas duas habilidades em uma única habilitação”, explica Jonathan Miranda, coordenador do bacharelado em Música.
Por se tratar de um método diferenciado, o curso atrai profissionais experientes no mercado musical paraense, como por exemplo, os músicos Luís Balieiro e Hezir Pereira da Silva, ambos com larga experiência no ramo musical. “Já estou no mercado há muito tempo, mas não tinha uma técnica específica para compor as minhas músicas. Com esse curso, eu passei a aprender técnica, conceitos e a minha composição passou a ganhar uma forma mais completa”, afirma Luís Balieiro, músico percussionista e flautista doce.
Músico desde os 13 anos, Hezir Pereira resolveu fazer o curso de composição e arranjo agora, aos 47 anos, para aperfeiçoar seus conhecimentos musicais. “O curso é excelente, os professores são muito bons e nós percebemos que há uma preparação diferenciada para nós, músicos que lidamos diariamente com instrumentos, composições e outras habilidades”.
O coordenador do curso ressalta que, desde a criação do curso de bacharelado em Música, o cenário musical paraense passou por uma transformação, que profissionalizou e lapidou os talentos locais. “Muitos músicos experientes buscam o curso para aprofundar ainda mais os seus estudos. Isso eleva o nível de qualificação do profissional e reflete também no gosto do público, que passou a ser mais exigente também, sabendo o que é bom ou o que é ruim”. A formação da terceira turma deste curso acontece nesta quarta-feira, 12, na Igreja de Santo Alexandre, às 19h.
Texto:
Bruna Campos
Secretaria de Estado de Comunicação