Oficinas e exposições relacionadas às disciplinas de biologia, física, matemática, química, geologia e astronomia podem ser agendadas gratuitamente para escolas públicas ou particulares do estado do Pará.
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade do Estado (Uepa) colocou em prática o projeto Ciência Itinerante, com o tema: O Centro de Ciências e Planetário do Pará vai à Escola. Serão desenvolvidas ações educativas de caráter não formal com o objetivo de difundir, promover e aplicar o conhecimento em Ciências, por meio da interação com os visitantes.
Com o projeto, o CCPP pretende promover, de forma lúdica, o entendimento de princípios e conceitos científicos por meio de materiais e experimentos itinerantes das seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, matemática, química, geologia e astronomia. As atividades serão desenvolvidas em escolas da rede pública ou particulares, por meio de ações educativas nos turnos da manhã ou da tarde.
Os gestores interessados em levar o projeto para suas escolas devem enviar um e-mail para agenda.planetario@uepa.br e programar o melhor dia e horário para desenvolver as atividades que podem ser em formato de exposição ou oficina.
A diretora do Centro de Ciências Planetário do Pará, Sinaida Vasconcelos, explica que muitos alunos não gostam dessas disciplinas porque não são incentivados quanto à prática e não percebem que elas estão no dia a dia. “O nosso objetivo é desmistificar que as matérias de exatas são impossíveis e exaustivas. Muitas vezes os alunos não são estimulados nesse aprendizado e tudo se torna cansativo. É importante estimulá-los para que eles percebam que essa prática está no dia a dia de cada um e fazê-los entender de forma prática e dinâmica”.
Os materiais para as exposições devem ser disponibilizados pelas escolas e distribuídos em locais de livre acesso aos estudantes, sem que haja limitação de número de visitantes. Já as oficinas necessitam de espaços reservados e devidamente equipados para, no máximo, 25 alunos.
Mais informações: 91 3232-1055 / 91 3216-6303
Texto: Alberto Dergan
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa