Servidor da Uepa expõe na Casa das Onze Janelas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 10/01/2014 - 00:00
Utilizando fotos 3x4 como ponto de partida, o artista plástico e servidor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Flávio Araújo, criou a intitulada Impermanências, resultado da Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP). A exposição fica aberta para visitações até o dia 8 de fevereiro, na Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha.
 
Com uma sequência de fotos, uma mais antiga e outra mais atual, a intenção do artista é registrar a passagem do tempo. “Eu tenho muito material guardado e, dentro dele, uma vez encontrei uma foto 3x4 minha deteriorada, havia molhado. Quando olhei, ela estava mais próxima da pintura do que da própria fotografia. Foi quando passei a trabalhar com ela e a dar mais atenção às fotos das outras pessoas”, conta Flávio.
 
O artista foi contemplado pela segunda vez com a bolsa do IAP. A primeira, em 2008, resultou na exposição 1000 palavras. Com esta segunda exposição pelo IAP, a intenção de registrar o tempo é mostrar a mudança que ele causa não só nas pessoas, mas também no próprio material. Para isso, Flávio, além das pinturas, ampliou, imprimiu e expôs algumas das fotos que utilizou.
 
Também faz parte da exposição o caderno com as anotações feitas durante o processo, que começou antes mesmo da Bolsa, já que teve a ideia no final do ano de 2012. “A bolsa é uma ajuda de custo para poder produzir sem ter que se preocupar em vender o trabalho para conseguir o dinheiro para a produção. A ideia da bolsa é estruturar o artista financeiramente e acompanhar esse processo”, afirma.
 
Flávio trabalha na Editora da Uepa (Eduepa) há quase três anos como designer, e faz algumas ilustrações para as capas de alguns livros. O artista é formado em Educação Artística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e especialista em Semiótica e Cultura Visual pelo Instituto de Ciências da Arte. Tem seu trabalho reconhecido na própria Uepa; foi o responsável pela arte que ilustrou a capa do Relatório Acadêmico e Social de Gestão da Universidade do Estado do Pará - Ano 2008/2009-2013.
 
Além das obras de Flávio, À Deriva, de Elza Lima, e Imensidão Íntima, da artista visual Elaine Arruda, também estão expostas na Casa das Onze Janelas, localizada na praça Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha. As visitações acontecem até o dia 8 de fevereiro de 2014, de terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.A entrada é gratuita.
 
 
Serviço
Exposição Impermanências
Data: Até dia 8 de fevereiro de 2014
Local: Casa das Onze Janelas
Entrada Franca!