Uma reunião nesta quinta-feira, 21 de janeiro, na Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), marcou o início de mais uma parceria entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Secretaria de Saúde Pública (Sespa). Desta vez, os representantes das duas pastas debateram sobre o Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais da Saúde (QualificaSaúde), previsto para ser lançado no próximo mês de fevereiro.
O Programa surge a partir da necessidade de incentivar as atividades de pesquisa, ensino e extensão em saúde, bem como promover a qualificação dos Profissionais de Saúde, sobretudo, no atual contexto da Covid-19.
A diretora técnica da Sespa, Carla Figueiredo, explicou que este é um projeto pioneiro na Região Norte do Brasil. “A nossa pretensão é lançar o Programa no dia em que for fazer o encerramento dos residentes desse ano, no final de fevereiro. O nosso governador tem total interesse em investir na educação do nosso estado, e a gente acredita nisso. É uma das nossas bandeiras. Nós estamos aqui parar firmar a importância da Universidade e da ciência no nosso estado”, afirmou Carla Figueiredo.
O Programa também vai ofertar bolsas aos preceptores, profissionais que ensinam os médicos residentes nos campos de prática e no atendimento à população. A seleção dos preceptores será feita pela Universidade, por meio da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), unidade responsável por certames e processos seletivos. Na próxima semana, uma comissão do Programa se reunirá para definir as especificidades do edital, que inclui a análise curricular entre os critérios de seleção.
“É um projeto da Sespa, voltado para os profissionais da saúde envolvidos com a formação dos especialistas médicos, multi e uniprofissionais. Dentro do Programa, o orçamento e a operação são da Secretaria e o edital de seleção dos contemplados será operacionalizado pela Uepa, cada instituição do estado atuando naquilo que tem expertise”, acredita o presidente da Santa Casa e segundo secretário da Comissão Estadual de Residência Médica, Bruno Carmona.
Desde 2018, a Universidade vem debatendo sobre as melhorias na educação em saúde e agora, tem a oportunidade de integrar mais uma ação estratégica. Para o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, esta é mais uma parceria em favor da saúde pública no estado. “A Gestão Superior já fez diversas reuniões envolvendo os órgãos públicos de saúde e mais uma vez se reúne com Sespa e Santa Casa buscando caminhos para melhorar a interface da Uepa com os órgãos de saúde. E, nesse caso particular, poder resolver problemas de preceptoria, que ao longo do tempo foram se acumulando. Em 2021, a gente caminha para um Programa que poderá resolver essa questão, melhorando o processo de acompanhando dos alunos e de formação dentro das residências, sejam elas médica, multi ou uniprofissional”, pontou.
O titular da Universidade ressaltou outros exemplos de ações conjuntas, que beneficiam tantos alunos quantos professores, entre eles, a Cerimônia integrada e a seleção unificada dos programas de residência. Cardoso informou também que após essa seleção dos preceptores, a proposta é avançar o debate para melhorias na graduação, sobretudo, no internato e nos estágios de outros cursos da área da saúde.
Texto e foto: Ize Sena (Ascom Uepa)