A busca por soluções informatizadas e oportunidades de intercâmbio para o desenvolvimento de pesquisas sobre Sistemas de Informação e de Conhecimento a serviço de organizações na região amazônica serão temas debatidos no encontro entre professores e alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de pesquisadores do Instituto de Business Information Systems (IWI) da Universidade de Leipzig, na Alemanha, que acontecerá nesta sexta-feira (14), às 10h, no Auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA.
Os professores Olaf Reinhold e Rainer Alt falarão sobre oportunidades estudos no Instituto alemão e sobre o Estado da arte em Social Customer Relationship Management: a aplicação da Social Web para ajudar a adquirir, manter, ouvir, compreender e colaborar com os clientes. Trata-se de ferramentas e objetos de estudo relacionados à Social CRM, que é o uso da grande quantidade de dados disponível nas redes sociais para estreitar as relações entre as organizações e seus públicos ou clientes, como a coleta de opiniões, campanhas etc.
Essa troca de conhecimentos é fruto de interlocuções acadêmicas entre as universidades locais e outros centros de produção de pesquisa de outros países. Na Uepa, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sistemas de Informação e de Conhecimento (GSIC) atua no setor, com foco na modelagem, implementação de sistemas de informação para conduzir ou aprimorar processos de informatização organizacional e no uso de bases de dados como bases de conhecimento para a produção de sistemas, com uso de inteligência computacional. Segundo o líder do GSIC, professor Ítalo Flexa Di Paolo, o encontro deve “fortalecer parcerias e a produção de projetos de longo prazo, principalmente para a busca de fontes de financiamento europeias, o que inclui bolsas para formação de pós-graduação”, ressalta.
Fazem parte do Grupo, professores e alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dos campi da Uepa de Castanhal, no Nordeste do Pará, e Redenção, no Sul do Estado. E as investigações estão incluídas nas linhas de pesquisa Banco de dados, Computação móvel, Conectividade, Engenharia de Software, Inteligência computacional e Sistemas de informação.
Além da parceria internacional, o GSIC desenvolve articulações com o Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC) da UFPA e empresas do Estado.