Chá Literário promove homenagem a professores

Enviado por Josi Mendes em Sex, 22/05/2015 - 00:00

O encontro proporcionou um espaço de integração entre docentes e discentes com poesias, contos, histórias, artes performáticas e músicas. Na ocasião, livros também foram lançados.

A XX Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que se encerra nesta sexta-feira (22), promoveu o Chá de Letras e Artes, com o intuito de valorizar os trabalhos e produções acadêmicas e científicas desenvolvidas pelos professores da instituição.

Com a biblioteca Paulo Freire lotada, os professores Francisca Guiomar Cruz da Silva; Eliana Câmara Cutrim; Elisa Maria Pinheiro de Souza; Maria Dulcimar de Brito Silva; Venize Nazaré Ramos; Cely do Socorro Costa Nunes, Zelândia Souza Soares e Diniz Antônio de Sena Bastos receberam homenagens. Os docentes foram indicados a partir da votação que ocorre anualmente nos Departamentos do CCSE. Para eles, foram entregues certificados com menções honrosas pelos relevantes serviços prestados à Uepa, à comunidade interna e externa, além de seu compromisso com a educação coletiva.

O Chá de Letras e Artes é idealizado desde 2002, pela professora Carmem Felicidade. “O evento é uma congregação de saberes compartilhados que envolve docentes, discentes, pesquisadores e pedagogos com o objetivo de propiciar uma integração entre diversas linguagens. É um dia especial de reconhecimento e homenagens”.

Na ocasião, seis títulos de autores paraenses e professores da Uepa foram lançados, entre eles, o Educação Matemática no Pará – Genealogia, Institucionalização e Traços Marcantes, de Neivaldo Oliveira Silva. O livro é resultado da dissertação de doutorado do pesquisador. “Com a publicação, a intenção é analisar a educação matemática no Pará no sentido de identificar ênfase, tendências e traços capazes para dar indicativos do momento atual do processo de desenvolvimento, contrapondo ao ensino tradicional”, afirma.

Os outros livros lançados são: Trabalho Docente e Linguagens em diferentes contextos escolares, de José Anchieta de Oliveira Bentes; Matemática por Atividades: Experiências Didáticas Bem-sucedidas, de Pedro Franco de Sá; Religiões Afro: Introdução, Associação e Políticas Públicas, de Daniela Cordovil; Práticas de Escolarização em Salas de Recursos Multifuncionais: Diretrizes de Professores e Alunos e Educação de Jovens e Adultos: Pesquisas e Memórias, de Ivanilde Apoluceno de Oliveira.

Texto e foto: Alberto Dergan