As atividades incluem práticas para o estímulo psicomotor do idoso, atividades lúdicas com artesanato para o estímulo do raciocínio e a mobilidade muscular do idoso por meio da dança.
No ano de 2009, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, contabilizou cerca de 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade vivendo no Brasil. A expectativa é que este número dobre até o ano de 2020.
Por esse motivo, os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem nos dias 27 e 28 de maio, atividades integradas em saúde voltada para idosos com o tema O envelhecer saudável. As atividades ocorrem na Casa do Pão da Igreja dos Capuchinhos e no campus III da Universidade.
O objetivo é prevenir doenças da terceira idade, promover ações educativas para a motricidade humana e a melhoria da qualidade de vida do idoso. A professora do curso de Enfermagem da Uepa, Kátia Bezerra, explica que “os processos relacionados ao envelhecimento precisam ser estudados pelas diversas áreas de saúde, com um enfoque interdisciplinar, pois assim acreditamos possibilitar uma melhor promoção de saúde”.
As atividades incluem práticas para o estímulo psicomotor do idoso, atividades lúdicas com artesanato para o estímulo do raciocínio e combate de doenças neurodegenerativas na terceira idade e a mobilidade muscular do idoso por meio da dança.
O envelhecer saudável
O processo de envelhecer leva a um declínio na saúde do organismo e a degeneração de sistemas como o ósseo e o muscular, além do aumento dos níveis de depressão entre a população com 60 anos ou mais.
A professora Kátia Bezerra explica que “para frear essa perda, muitos idosos hoje buscam realizar atividades físicas para a melhoria de sua saúde de maneira completa, como por exemplo, a dança, por possuir todos os requisitos necessários para a promoção do bem estar físico e social” e trazem “o aumento da autoestima, autoconfiança, postura e equilíbrio e melhora a interação social”.
Além disso, os cuidados com a alimentação e com o consumo de água são outros temas que norteiam as atividades. Com observações feitas com idosos no Laboratório de Exercícios Resistidos (LERES), no campus III, “concluímos que muitos acabam por não ingerir agua o suficientemente durante a vida diária o que a acaba sendo prejudicial na saúde do idoso”, ressalta Kátia Bezerra.
A ação
No dia 27 de maio, as atividades do curso de Enfermagem ocorrem na Casa do Pão, localizada na Igreja dos Capuchinhos, na travessa Castelo Branco, nº 1541, no bairro do Guamá. Já no dia 28, as ações ocorrem no campus III da Universidade, na avenida João Paulo II, nº 817, no bairro do Marco.
Texto: Igor Pereira
Foto: Miguel Alves