Desenvolvimento e amparo ao desporto universitário são pautas na Uepa

Enviado por Messias Azevedo em Qui, 02/06/2022 - 09:19

Possibilitando o incentivo a comunidade acadêmica para prática esportiva, resolução 3817/22, que trata do suporte aos alunos da Uepa foi aprovada em abril de 2022, em reunião do Conselho Universitário (Consun). Através dos critérios de avaliação, os atletas terão o suporte financeiro e estrutural necessário para representar a instituição para além do território paraense.

"A resolução ampara o atleta na questão de seguro e no auxílio para alunos federados na prática esportiva. A coordenação de desporto é especializada em atletas de alto rendimento, que são alunos da Uepa de vários cursos que representam a instituição", afirma a pró-reitora de extensão e autora da resolução, Vera Palácios.

Luiz Miguel Magalhães, aluno do curso de Comércio Exterior da Universidade do Estado do Pará (Uepa), é um dos vários talentos que representam a instituição em competições esportivas. Recentemente, ele foi premiado pelo Troféu Rômulo Maiorana, na categoria Judô, modalidade em que compete e é referência. "É um sentimento muito gratificante e empolgante, me motiva a continuar treinando, pois mostra que todo esforço está sendo reconhecido", disse Luiz sobre o sentimento de receber a homenagem. O estudante já representou a instituição nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) no ano de 2021. Atleta há 16 anos, Luiz acredita que o suporte a competidores em instituições de ensino superior são essenciais: "Isso é um grande avanço e é algo a ser valorizado e incentivado, pois nós, atletas de alto rendimento, temos custos elevados e precisamos viajar para competir em outros estados, e os projetos são uma forma de nos ajudar e dizer que a universidade acredita e apoia os talentos que fazem parte dela", afirma o judoca.

Superliga Universitária

Visando democratizar o acesso ao esporte universitário em seus Campi, a Uepa também desenvolve de forma contínua a institucionalização de projetos de pesquisa e extensão para potencialização do esporte para sua comunidade acadêmica. Em resolução aprovada em março de 2022, também pelo Consun, o projeto de pesquisa Gestão do Esporte Universitário: Desenvolvimento de um Modelo Integrado e Inclusivo para a Potencialização do Desempenho Multidimensional de Acadêmicos, tem como objetivo desenvolver o acesso ao esporte universitário em todas as universidades públicas do estado do Pará, incluindo o desenvolvimento do paradesporto.

De acordo com o professor e autor do projeto Higson Rodrigues, a ação possibilita a fiscalização sobre as realidades do esporte nos centros acadêmicos. "O projeto integra a Pesquisa e Extensão por meio do esporte universitário, para que se possa levantar dados para os gestores das Universidades tenham um mapeamento completo do desenvolvimento do Esporte nos seus diversos Campi", afirma o professor.

Os projetos desenvolvem a prática esportiva por meio da Superliga Universitária, que é o maior evento do esporte universitário do estado do Pará. A Superliga conta com a participação das seis Instituições de Ensino Superior (IES) do Pará: Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Atualmente, a programação do evento está em sua etapa regional e a grande final será disputada em Belém, no mês de novembro.

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Fotos: Arquivo Pessoal e Laís Teixeira (Ascom Uepa)