Com o tema Devoção à Maria, foi aberta ao público no último dia 20 a tradicional exposição Joias de Nazaré, uma mostra que este ano reúne 110 joias religiosas em ouro e prata, criadas e produzidas por 23 empresas e 21 designers e criadores durante o ano de 2018, a partir da participação no Workshop de Geração de Produtos, ministrado pela coordenadora do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professora Rosângela Gouvêa. A 15ª edição da exposição segue aberta ao público no Espaço São José Liberto até o dia 27 de outubro, com entrada franca.
As joias foram feitas com técnicas de ourivesaria e produzidas por marcas do setor joalheiro do Pará de micro e pequenas empresas e empreendedores criativos que participam do Programa Polo Joalheiro. A primeira etapa do processo foi a reunião dos designers, apresentação da ideia e definição do tema, além da construção do quadro de referências com imagens, produzido pelos designers envolvidos na criação.
A exposição tem como objetivo o fortalecimento e a verticalização do setor joalheiro autoral paraense, onde o design de joias contribui para a agregação de valor cultural, histórico e turístico, além de potencializar a imagem dos produtos paraenses do setor joalheiro. O evento também é uma ação de acesso ao mercado e inclusão sócio produtiva de microempreendedores, pois possibilita a geração de negócios nas lojas de joias instaladas no Espaço São José Liberto.
A exposição Joias de Nazaré é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o coletivo de empresários, designers e empreendedores criativos do Programa Polo Joalheiro do Pará.
Serviço:
Joias de Nazaré 2018 – Devoção a Maria
Período: De 20 de setembro até 27 de outubro.
Local: Anfiteatro Coliseu das Artes e Salão de Exposição do Espaço São José Liberto. Endereço: Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas, em Belém.
Entrada franca
Texto com informações da Ascom IGAMA.
Foto: Luan Neves