Organizado pela Diretoria de Planejamento (Dipe), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento, o Planejamento Estratégico da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi realizado entre os dias 23 e 25 de fevereiro, com o objetivo de ampliar a visão sistêmica institucional, buscando maior integração entre os planos existentes e iniciar a construção do Plano Estratégico da Uepa para o período de 2022 a 2025, pautado princípios de uma universidade mais integrada, inclusiva e empreendedora. Seguindo protocolos sanitários, todos os participantes do evento atestaram negativo para Covid-19, por meio de testes rápidos realizados no momento do credenciamento.
No primeiro dia de evento, o reitor, Clay Chagas, a vice-reitora, Ilma Pastana, e o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, deram boas-vindas aos presentes. A vice-reitora, na ocasião da abertura, destacou, em nome de todos, que “estamos felizes com esse momento porque estamos junto com vocês, que estão conosco todos os dias, para pensar a nossa universidade”.
O reitor destacou que esse é o momento para “construir uma universidade mais inclusiva, mais participativa, da qual servidores possam estar nesse processo e isso é muito importante pra gente, porque temos a necessidade de envolvermos cada vez mais os nossos servidores no direcionamento da universidade que todos nós queremos. Quando todos participam, de alguma forma, a gente luta mais, se empenha mais e defende mais a universidade”.
Durante a programação, foi realizada uma análise estratégica do ambiente interno e externo à Uepa, com vistas a propor o fortalecimento, a redução de fraquezas e a captação de oportunidades e de expansão. A metodologia utilizada foi a construção de uma Matriz SWOT: os presentes foram divididos em grupos que precisavam identificar os pontos fortes, fracos, as ameaças e oportunidades por área estratégica da Uepa.
Tatiane Santana, responsável pela Dipe, após o encerramento do evento, apontou que os primeiros resultados foram positivos: “Sentimos que a equipe de gestores, docentes e técnicos presentes estavam focados e comprometidos com o futuro da universidade. De forma geral, foram três dias de bastante produção e debate”. Nesse primeiro momento, cumpriu-se os objetivos propostos que serão detalhados em outras ações posteriores, tanto na capital como nos campi do interior do estado.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Márcio Dias (Ascom Uepa)