Governador assina PL para ampliação de cargos na Uepa

Enviado por Marilia Jardim em Qui, 17/02/2022 - 16:35

 

Hoje, 17, foi encaminhada para a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), pelo governador Helder Barbalho, o Projeto de Lei para a criação e aumento do número no quadro de vagas de servidores efetivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A assinatura do documento reuniu cerca de 30 servidores, entre técnicos e docentes, no Palácio do Governo.

 

O governador destacou que “é uma grande satisfação estarmos juntos nesse momento e muito feliz por estarmos dando mais um passo no fortalecimento da Universidade do Estado do Pará, esse orgulho que é esta instituição e, certamente nos envaidece, e, claro, fazendo movimentos e ações que possam permitir a ampliação do quadro, fortalece a carreira e permite fidelizar os servidores na missão de servir na Uepa”. 

 

Para o reitor da Uepa, Clay Chagas, esse é “um momento de alegria e de vitória, porque são onze anos de luta, por isso os professores fizeram questão de estar aqui nesse momento. São 250 professores que vão poder fazer a progressão vertical após a aprovação da Alepa”. Ilma Pastana, vice-reitora, apontou que muito já é feito na universidade, e que “com esse investimento faremos muito mais”. 

 

Também estiveram presentes o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, que, como profissional da educação, destacou que após a aprovação “Nós vamos conseguir abrir oportunidades para que muitos mais jovens possam se realizar pessoal e profissionalmente”. A titular da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, o projeto “faz parte do nosso programa de valorização do servidor do estado do Pará e a valorização dos servidores é que move o nosso estado” Para ela, o novo plano contempla a abertura de novas vagas para servidores estaduais, que é um dos compromissos do governo. 

 

A gestão da universidade aguarda a tramitação e aprovação do projeto de lei na Alepa, que irá permitir, além da progressão, a expansão efetiva da instituição por meio de concursos para os atuais e novos Campi em Paraupebas e Ananindeua, que devem ser inaugurados ainda em 2022.

 

Texto e fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)