Programação ressalta vida e obra de Dalcídio Jurandir

Enviado por Ize Sena em Qua, 15/06/2016 - 16:38

Nesta sexta-feira, 17 de junho, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe o vereador Moa Moraes, autor do Projeto de Lei Nº 9.164/2015, sancionado pela Câmara Municipal de Belém (CMB), que instituiu o dia 16 de junho como o Dia do Alfredo, data do falecimento do escritor paraense Dalcídio Jurandir. A programação intitulada Cuma Comemora Dia do Alfredo ocorrerá de 16h as 19h, na sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.

Alfredo é o nome do personagem principal das obras escritas por Dalcídio Jurandir.  Daí a referência ‘’Dia do Alfredo”.  O vereador Moa falará sobre os objetivos da Lei, e  em seguida, os professores da Uepa, Josebel Akel Fares, Elielson Figueiredo, e o professor da Universidade da Amazônia(Unama), Paulo Nunes, irão debater sobre a vida e obras do escritor romancista.

Dalcídio nasceu em 10 de janeiro de 1909, em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó. O primeiro romance escrito foi Chove nos Campos de Cachoeira, publicado em 1941.  O principal assunto dos romances de Jurandir é a condição social das pessoas do Arquipélago do Marajó e de Belém do Pará, a identidade, as formas de sobrevivência e redes de apoio.

“O Dalcídio Jurandir viveu até 1979. Ele publicou onze romances. Dez deles são chamados de romances do ciclo do extremo norte, pois passam na Amazônia. Um desses romances é o Primeira Manhã. Todos foram editados quando ele estava vivo. Há dificuldade de leitura das obras de Dalcídio porque muitas estão esgotadas. Primeira Manhã foi reeditado pela Eduepa, em 2009. A Eduepa teve esse mérito de ter reproduzido novas edições da obras”, diz a coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Cultura e Memórias Amazônicas (Cuma), Josebel Fares.

A programação é organizada pelo Cuma, com entrada gratuita e é aberta aos amantes da literatura e apreciadores das obras de Dalcídio Jurandir.

Cuma Comemora Dia do Alfredo
Data: