Reitor visita presidente do Conselho Estadual de Educação

Enviado por Josi Mendes em Qua, 20/05/2015 - 00:00

Dirigentes das duas instituições discutiram sobre as avaliações dos cursos de graduação da Uepa e possibilidades de parceria para novos projetos, entre eles, o de educação no campo.

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, visitou na manhã da última terça-feira (19), a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Suely Menezes. Ao lado do diretor de Controle Acadêmico da Uepa e presidente da câmara de Educação Superior do CEE, Delmo Oliveira, a visita foi para informar sobre os processos de avaliação dos cursos de graduação da Universidade, cujas recomendações já haviam sido repassadas aos coordenadores dos cursos.

Os dirigentes também discutiram sobre outros assuntos, entre eles, a acessibilidade. O reitor informou que já está formado um Grupo de Trabalho para subsidiar a tomada de decisões da Gestão Superior para o orçamento 2016 quanto ao assunto. O Grupo terá até o mês de agosto para apresentar um diagnóstico completo das condições de acessibilidade da estrutura física das instalações da Uepa em todos os campi e unidades; além de um plano de adequação das instalações diagnosticadas como deficientes à luz da legislação vigente. Na nova proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) está incluso o cargo de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), informou o reitor.

“Acesso é muito mais amplo do que a questão estrutural. Estamos falando de acessibilidade no currículo e de que forma o aluno se insere. É uma temática que merece discussão também com os professores. Não dá para trabalhar inclusão, sem que haja uma cultura sobre isso”, afirmou Suely Menezes, lembrando que o primeiro curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Libras é da Uepa.

A presidente do CEE enfatizou ainda a educação indígena promovida pela Universidade. Ela lembrou a Conferência do Povo Tembé, realizada em Capitão Poço, e o engajamento da coordenação do curso e dos alunos da Universidade nas atividades educativas desenvolvidas nas aldeias.

Novos projetos em parceria com o Conselho também foram sinalizados, entre eles, a educação no campo, apresentada pelo reitor como um dos desafios da Uepa.

Texto: Ize Sena
Foto: Bianca Almeida