A Universidade do Estado do Pará (Uepa), através da iniciativa dos acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus IX, em Altamira, promove o evento da Semana da Água: Os Conflitos e Desafios na Gestão do Uso da Água. A programação ocorre de forma virtual pela plataforma Google Meet, de hoje, 21, até dia 23, das 19h às 21h. As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário virtual. A realização do seminário também faz alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em fevereiro de 1993, como forma de comprometer os Estados a promoverem atividades concretas, que promovam a conscientização sobre a utilização dos Recursos Hídricos, conforme as proposição do capítulo 18 da Agenda 21.
Nessa linha, a professora Ana Karina Moreyra, supervisora do evento e coordenadora adjunta do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, afirma que a proposta da Semana da Água é debater sobre os planos de recursos hídricos como a geração de energia, destacando o uso das hidroelétricas no estado do Pará, além de levantar discussões sobre o Plano de Monitoramento da Qualidade da Água. "Espera-se que tais atividades possam integrar a comunidade discente, docente, e as demais pessoas externas à instituição que desejam participar, na busca de despertar nos ouvintes, a conscientização e o compromisso de utilizar a água de maneira sustentável", disse.
Para abordar o tema Água Subterrânea: Tornando o Invisível Visível, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial da Água deste ano, os alunos Fabrício Paiva, Camila Duarte e Rodrigo Carvalho sugeriram aplicar a Semana da Água, para promoção de informações na comunidade acadêmica e aos demais interessados. "Segundo os alunos, será um importante momento para o aprofundamento das reflexões sobre a importância do uso sustentável dos recursos hídricos em diferentes contextos, a fim de reavaliar, de modo geral, a forma como é realizada a gestão da água para alcançar o uso sustentável desse recurso, e promover a todo cidadão o acesso à água e saneamento de qualidade", explicou a supervisora.
De acordo com o planejamento das atividades, serão apresentadas palestras e experiências dos profissionais participantes acerca dos temas em debate. Após cada palestra, o formulário também servirá para garantir a entrega de certificados de participação e será disponibilizado via e-mail, em até sete dias após o evento. O link já se encontra disponível para participar das palestras.
Texto: Vitória Reimão (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom Uepa)