Seminário aborda ciências básicas e desenvolvimento sustentável

Enviado por Guaciara Freitas em Qua, 16/03/2022 - 14:08

A produção das Ciências Básicas na Amazônia para o Desenvolvimento Sustentável é tema do III Seminário de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não-Formal (CTENF), evento virtual transmitido pelo canal do grupo de pesquisa no YouTube, a partir das 9h desta quinta-feira, 17, que recebe inscrições de estudantes de graduação e de pós-graduação de forma gratuita e exclusivamente on-line.

A programação, realizada pelo CTENF até sexta-feira, 18, foi elaborada a partir da proposição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que aprovou o ano de 2022, como o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. “Com essa resolução, a Assembleia Geral das Nações Unidas convida todos os membros e outras organizações globais, regionais e sub-regionais, bem como outras partes interessadas relevantes, incluindo academia e sociedade civil, para observar e aumentar a consciência sobre a importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, de acordo com as prioridades nacionais e regionais”, destaca a líder do Grupo de Pesquisa, Bianca Venturieri, ao retomar o texto da proposta.

Integrantes do CTENF contam que desde a criação do Grupo de Pesquisa, em 2012, eles se dedicam a investigar questões relacionadas à educação científica-tecnológica-ambiental, com intuito de contribuir para formação dos educadores da área, bem como para melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática e para a popularização da Ciência. Assim, na terceira edição do seminário “pretendemos socializar as produções de componentes do Grupo e convidados nos mais variados níveis de pesquisa e produção acadêmica, desde a iniciação científica até o doutoramento, além de refletir e discutir as perspectivas futuras do Grupo direcionando a reflexão em torno do compromisso das Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável na nossa região Amazônica”, comentam os organizadores.

A diversidade de temas da programação evidencia a produção de pesquisadores da região norte e evidenciam com exemplos práticos de trabalhos que podem incentivar a geração do conhecimento e as pesquisas na área de educação e sustentabilidade. Logo na primeira palestra do evento, a pesquisadora Therezinha Martins fala sobre estratégias em educação ambiental e sustentabilidade no Ecomuseu da Amazônia.

Produções resultantes das pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências também serão apresentadas durante o seminário. Esse é o caso do Kit Didático Geneticbio: Contribuições para o Ensino de Genética na Amazônia a partir de uma Abordagem CTSA, desenvolvido pela mestranda Mayara Costa.

Todas as atividades programadas para o evento encontram-se detalhadas no link de inscrição.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom Uepa)