Programa de Pós-Graduação irá qualificar os professores que atuam, preferencialmente, nas escolas públicas do estado e do município. Serão ofertas 30 vagas. Com o novo mestrado, Uepa passa a ter nove cursos de pós-graduação Stricto Sensu e oito programas.
Mestrado Profissional em Ensino de Matemática é o mais novo curso de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última quinta-feira (21), as propostas aprovadas na 158ª Reunião do Comitê Técnico Científico de Ensino Superior (CTC ES).
A proposta da Uepa , que recebeu nota 3 da Capes, foi apresentada em 2014. Neste ano, a Universidade recebeu a visita de consultores da Coordenação que conheceram as instalações de sala de aula e biblioteca e reuniram com os professores do curso. A aprovação, na avaliação do coordenador do curso, Ducival Carvalho, é resultado do trabalho de um grupo de professores de matemática interessados em melhorar o ensino da disciplina, considerada uma das mais difíceis em sala de aula. “Daí a importância da pós-graduação, pois irá qualificar os professores que atuam, preferencialmente, nas escolas públicas do estado e do município. A ideia é que estes professores possam fomentar melhorias do ensino na escola básica”, explica Carvalho.
O edital já está em fase de elaboração e será lançado em breve. Serão ofertadas 30 vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: Metodologia para o ensino da matemática no nível fundamental e Metodologia para o ensino da matemática no nível médio. O Mestrado está estruturado na área de concentração Ensino de Matemática.
O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), onde o novo mestrado está vinculado, já desenvolve pesquisas acadêmicas na área com a própria graduação, com o Mestrado em Educação e com a Especialização em Educação Matemática. Contudo, o novo curso representa mais uma oportunidade para desenvolver o ensino no Pará. “Uma das metas do Plano Estadual de Educação é oferecer pós-graduação a professores da rede pública. Então, com esse mestrado voltado para os professores que estão em sala de aula vamos ter condições de contribuir para o alcance dessas metas e interferir positivamente no processo de ensino e aprendizagem no Estado”, explica o diretor do CCSE e professor de matemática, Pedro Sá.
Avanço na pós-graduação
Com o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, a Uepa passa a ter nove cursos de pós-graduação Stricto Sensu e oito programas. O novo curso atende à meta estabelecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) no Planejamento Estratégico da Universidade, de aprovar mais um programa de pós-graduação neste ano.
“Responde também a um processo de descentralização da formação em nível Stricto Sensu dos grandes eixos. Estamos oportunizando que pessoas possam continuar os seus cursos dentro do próprio estado. É um trabalho em cadeia e esse é o perfil do mestrado profissional: criar sintonia com a pesquisa científica e ao mesmo tempo com propostas mais aplicadas e imediatas no campo de atuação”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Douglas Rodrigues.
Na avaliação do reitor, Juarez Quaresma, “o novo programa representa um avanço para a formação de pessoal qualificado para atuar na área de educação, e nasce com um forte apelo de formação de pessoal no contexto do Pacto pela Educação no Pará”, ressalta.
Na região Norte, também foram aprovadas propostas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
Texto: Ize Sena