Uepa e TRE firmam parceria para atendimento de eleitores surdos

Enviado por nailanathiely em Ter, 26/03/2019 - 11:16

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) iniciaram, nesta segunda-feira (25), uma parceria para melhorar o atendimento ao cidadão surdo. Através de uma formação básica em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará iniciaram um treinamento para atender de forma mais inclusiva os eleitores surdos.

A iniciativa partiu da Ouvidoria do TRE. A Uepa disponibilizou cinco estudantes do 4° ano de Letras/ Libras para ministrar o curso aos servidores. Dois deles são surdos, o que ajuda no aprendizado, pois é possível saber deles as verdadeiras necessidades. Os demais são ouvintes, ou seja, possuem a capacidade de ouvir e podem servir de intérpretes na hora da interação entre servidores e surdos. "Esse curso significa uma inclusão de mais um contingente populacional do nosso objetivo que é o eleitor. Temos muitos eleitores surdos e a ideia é que os servidores possam ampliar os conhecimentos para melhor atender", ressaltou o juiz e ouvidor, Altemar da Silva Paes.

No total, trinta servidores foram divididos em duas turmas. Cada turma terá cinco dias de aulas para aprender o básico de Libras. Silvia é chefe de Cartório de Icoaraci, da 30° Zona Eleitoral, e fez questão de se inscrever no curso. Ela já atendeu surdos e sabe da necessidade de ter este conhecimento. “A gente fica numa saia justa, às vezes, porque a gente não consegue se comunicar. E a gente pega papel, caneta, faz mímica, mas eu sei que isso não é legal. Eles precisam de um atendimento mais adequado”, destacou.

Durante o primeiro dia, os servidores aprenderam o alfabeto manual, chamado Datilologia. Este é o primeiro passo para aprender a língua de sinais. “Nós vamos trabalhar de acordo com o contexto do TRE para diminuir essa barreira comunicacional. Porque na realidade, para você transpor esta barreira, você precisa conhecer o sujeito surdo. E com esta iniciativa, o TRE veio somar com a nossa intenção de seremos formadores em licenciatura Letras/Libras. Esta é uma situação ímpar”, ressaltou Alzira Andrade, uma das ministrantes do curso.

Sandra Silva, que trabalha na 76ª Zona Eleitoral, já sabe se comunicar em Libras. Fez a graduação de Secretariado e dentre as disciplinas tinha Libras. “O TRE está de parabéns com esta iniciativa. Apesar de conhecer Libras, é preciso treinar sempre. Nós não podemos deixar de atender o eleitor porque é surdo. Temos que ter o respeito em atender o eleitor sem deixa-lo sair com dúvidas do cartório”, disse Sandra.

Esta é a segunda vez que o TRE promove uma capacitação específica em Libras para os servidores. Em 2007, também teve uma semana de curso preparatório. Em 2016, houve uma iniciativa de acessibilidade neste sentido, oferecendo atendimento em Libras durante o fechamento de cadastro. “A intenção é ampliar a oportunidade para servidores de todas as Zonas Eleitorais do Estado do Pará”, ressaltou o juiz e ouvidor Altemar da Silva Paes. Esta primeira turma de servidores termina a capacitação na sexta-feira (29), a segunda turma inicia atividades no próximo dia 1° de abril.

Texto e Foto: Ana Cristina Campos/ Ascom TRE