Uepa realiza aula inaugural do curso de Engenharia Civil em Bragança

Enviado por Marilia Jardim em Sáb, 12/03/2022 - 13:44
 
"É muito gratificante para nós estarmos aqui. É uma responsabilidade muito grande ser a primeira turma não só de Bragança,  como da Uepa" aponta Sheila Porfirio, uma das novas estudantes do curso de Engenharia Civil, ofertado pela primeira vez na Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do programa Forma Pará, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e que atende a uma demanda específica do município de Bragança. 
 
Nesta sexta-feira, 11, no Liceu de Bragança, campus XXI da Uepa, foi realizada a aula inaugural e a Cerimônia do Capacete para os novos alunos e futuros engenheiros. O evento contou com a participação do titular e da secretária-adjunta da Sectet, Carlos Maneschy e Edilza Fontes, respectivamente, do reitor da Uepa, Clay Chagas, o prefeito Raimundo Nonato e vice-prefeito Mário Ribeiro Junior, de Bragança, entre outras autoridades. 
 
O curso é coordenado pela professora Elzelis Muller da Silva, doutora em Engenharia de Recursos Naturais e mestre em Engenharia Civil, e tem como coordenador adjunto, o professor Luiz Augusto Soares, diretor do polo da Universidade Aberta do Brasil em Bragança. A professora Elzelis destacou que o curso é fruto de um trabalho de muitas mãos e que o Projeto Pedagógico do Curso foi construído pelos coordenadores e pelos professores Leila Robert, Augusto Moreira, Manoel Junior, Renato Carr e Maria de Fátima Araújo do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), também representados pela diretora e vice-diretora, as professoras Eliane Coutinho e Yveline Santos. Para Elzelis, essa "é a realização de um sonho que foi concretizado com o apoio do governo do estado e da prefeitura".
 
O reitor da Uepa, Clay Chagas, destacou que o Forma Pará é um iniciativa grandiosa do governo do estado que leva a graduação conforme as necessidades dos municípios, e, assim  "o aluno tende a sair do curso já dentro do mercado de trabalho no seu município ou no entorno". Para ele, foi um desafio criar essa turma, mas agora ela será essencial para o desenvolvimento da região bragantina. 
 
Carlos Manecschy, titular da Sectet, agradeceu aos pais por terem  apostado na educação dos filhos e que "esse é um momento marcante e, ao ingressar na universidade, a vida não será mais a mesma e será marcada como um tempo novo. Cursar engenharia traz uma expectativa que a gente pode transformar as coisas e trazer benefícios diretos para as pessoas". O prefeito de Bragança,  Raimundo Nonato, aproveitou a oportunidade e agradeceu ao governo do estado e autoridades presentes pela oportunidade da realização do curso no município. 
 
Na matriz curricular dessa graduação está previsto que o estudante realize atividades complementares e estágio supervisionado, voltados à qualidade da formação. O egresso do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Estado do Pará deverá ter um perfil com formação humanista, holística, crítica, reflexiva, criativa, cooperativa e ética. Esses profissionais devem estar preparados para dar soluções de caráter tecnológico, cultural e sócio-ambiental para atender as necessidades de mercado nas áreas de atuação da Engenharia Civil. 
 
A atuação do profissional de Engenharia Civil abrange diversas áreas, como Gerenciamento e Execução de Obras, Materiais de Construção, Projetos, Estruturas, Desenvolvimento Urbano e Transportes, Estradas, Hidráulica, Saneamento, Geotecnia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Com cinco anos de duração, primeira turma deverá se formar em 2026.