A Universidade do Estado do Pará foi criada em 1993. Nasceu da fusão de faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação.
Desde então, a Uepa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Saúde, da Educação e da Tecnologia.
Hoje, a Universidade chega a dez das doze regiões de integração do Pará. São cinco campi na capital e outros nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra, Castanhal e Bragança.
São mais de 17 mil alunos matriculados nos 132 cursos de graduação, nos cursos à distância e na pós-graduação lato e stricto sensu.
A Uepa conta, também, com as ações da Editora Universitária e do Centro de Ciências e Planetário, que contribuem para a divulgação e popularização da ciência, além das Brinquedotecas e o Instituto Confúcio.
Em um estado onde a diversidade é a grande marca a Uepa tem a missão de produzir, difundir conhecimentos e formar profissionais éticos e com responsabilidade social. Suas ações são voltadas à excelência acadêmica e ao o desenvolvimento do estado e da nossa região por meio de um diálogo permanente com a sociedade.
Sejam bem-vindos à Universidade do Estado do Pará.