Uepa aprova projetos em edital da Capes

Enviado por Marilia Jardim em Sex, 16/10/2020 - 14:54
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no último dia 15 de outubro, no Diário Oficial da União (DOU), o Resultado Final do Edital Nº13/2020, referente ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal (PDPG/Amazônia Legal). Ao todo, foram aprovados 67 projetos, entre 80 inscritos. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi contemplada com a aprovação de três propostas de Planos de Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nas áreas de educação, educação escolar indígena, ciências ambientais e geografia e biologia parasitária.

Sob a proposição do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Renato da Costa Teixeira, "as propostas foram apresentadas para a consolidação dos Programas de Pós-Graduação, como forma de ampliar e melhorar a formação dos pesquisadores da região”, explicou o titular da Propesp. Os projetos aprovados são: Investigação Clínico-respiratória em Pacientes Pós Covid-19; Bem Viver: Diversidade Sociocultural, Saúde e Práticas Educativas na Amazônia; e Estudos Agro Socioeconômicos, Ambientais e de Biodiversidade na Mesorregião do Marajó: Fortalecimento da Pós-graduação, Ampliação de Recursos Humanos e da Produção Científica Na Amazônia

Os projetos estão vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena; Programa de Pós-Graduação de Ciências Ambientais, em conjunto com o Mestrado em Geografia; e Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia da Uepa. A expectativa é que as iniciativas comecem no próximo ano, com oferta de bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Sobre o PDPG - Amazônia Legal

O Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal (PDPG/Amazônia Legal) tem como objetivo fomentar as propostas de Planos de Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendados pela Capes, em áreas estratégicas localizadas na região da Amazônia Legal, conforme as apresentações das Instituições de Ensino Superior (IES).

As temáticas consideradas nas propostas são Biotecnologia; Biodiversidade, conservação e recuperação ambiental; Saúde pública, doenças tropicais e tecnologias para o trabalho em saúde; Combate e prevenção voltados ao enfrentamento de epidemias; Engenharias, Tecnologia de Informação e Comunicação; Clima, Energia e Recursos Hídricos; Produção animal e vegetal sustentável; Diversidade Sócio Cultural, sustentabilidade e atividades socioeconômicas.

Texto: Marília Jardim/ Ascom Uepa