Programação no planetário celebra o Dia do Físico

Enviado por Thayssa Nobre em Qui, 19/05/2022 - 11:06

O dia 19 de maio representa um marco na história da Ciência. A data faz referência aos cinco artigos científicos publicados no ano de 1905 pelo físico alemão Albert Einstein, incluindo a Teoria da Relatividade, que mudaram a Física no século XX. Ao pensar nesta data, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, nesta quinta-feira, 19, palestras, atividades e visitas livres para celebrar o Dia do Físico. Com inscrições gratuitas, realizadas através deste link, o evento é destinado à comunidade acadêmica e acontece no CCPA, com início às 8h45.

“O evento que ocorrerá no Planetário tem como objetivo divulgar e apresentar o papel do físico, perante a sociedade. Além de estimular os novos e futuros físicos para o ambiente acadêmico e profissional”, afirma o Dr. Reginaldo Corrêa, técnico em física e palestrante do Bate-Papo “De frente com a física”.

Para o Prof. Dr. Frederico Bicalho, vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, “graças aos estudos e pesquisas dos físicos, as civilizações vivem hoje com uma série de coisas que revolucionaram completamente o mundo, como a eletricidade, os motores, as geladeiras, celulares, aviões, computadores e câmeras".

A respeito da importância de promover palestras e atividades no Dia do Físico, Frederico acredita que o evento apresenta às pessoas o trabalho dos profissionais dedicados a desenvolver ciência e propiciar, de alguma forma, a qualidade de vida para a sociedade. “Divulgar a ciência é sempre muito importante, e aproveitar um dia tão especial para isso é melhor ainda. Fazer um evento para falar de física é ainda mais fascinante, sobretudo no Dia do Físico, até para que a sociedade tenha conhecimento do que nós físicos fazemos no nosso trabalho diário, e isso possa acabar com o estigma de que o físico é uma figura caricata e que a física é algo inatingível para maioria das pessoas”, afirma o professor.

Segundo Victor Silva, estudante do 5° semestre do curso de física do Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA (CCSE), o evento promovido pelo Planetário irá incentivar os estudantes e profissionais da física, reconhecendo as conquistas dessa área do conhecimento para a sociedade. “Um evento como esse proporciona a valorização dos estudos físicos. Nos mostra a nossa importância para com a sociedade e para com a ciência. Esse evento irá nos mostrar o quão importante é a nossa área para a humanidade”, disse Victor.

Tendo como organizadores a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CCSE, o Centro de Ciências e Planetário do Pará e o Centro Acadêmico de Física (Cafis), a programação será transmitida nos canais do CCPPA no Youtube e Facebook. Ao final das palestras, às 15h, o Planetário estará de portas abertas para visitação livre até às 18h.

Serviço:

Programação:

- 8h45 às 9h15: Mesa de abertura do evento

- 9h às 9h30: Sessão virtual do planetário usando o software Stellarium com o título A importância do Eclipse Solar na Comprovação da Relatividade Geral

- 10h às 11h: Bate-papo “De Frente com a Física”

Palestrantes: Prof. Dr. Marcelo Costa Lima (UFPA) e Prof. Dr. Reginaldo Correa Junior (CCPPA)

- 11h às 12h: Uma breve história do Quantum

Palestrante: Prof. Dr. Andrey Gomes Martins (UEPA)

- 14h às 15h: Interconexão relativística entre campos elétrico e magnético a partir de fio condutor

Palestrante: Prof. Dr. Járlesson Gama Amazonas (UEPA)

O Centro de Ciências e Planetário do Pará está localizado na Av. Augusto Montenegro, s/n, Km 3. Bairro: Mangueirão.

Texto: Thayssa Nobre e Victor Sampaio (Ascom Uepa)