Estudantes conquistam 1º lugar em Encontro de Engenharia

Enviado por Josi Mendes em Qua, 20/05/2015 - 00:00

O trabalho foi desenvolvido por integrantes do Núcleo Integrado de Logística e Operações (NILO), o laboratório do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado. Além do primeiro lugar, outros estudantes da Uepa também conquistaram a quarta colocação entre os 434 trabalhos avaliados no evento.

Estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará (Uepa) conquistaram o 1º lugar na classificação dos melhores artigos do I Encontro Interestadual de Engenharia de Produção (EINEPRO) realizado em abril deste ano, no Rio de Janeiro, com o trabalho Análise de componentes logísticos de um operador logístico localizado na cidade de Castanhal.

A produção foi escrita pelos alunos Emmily Fonseca, Eriton Barreiros e Paulo Gonçalves sob a orientação dos professores André Melo e Denilson Nunes e desenvolvido a partir do Núcleo Integrado de Logística e Operações (NILO), o laboratório do curso de Engenharia de Produção da Universidade.

Os estudantes fizeram a análise em uma fábrica no município de Castanhal, na região metropolitana de Belém, para verificar as condições dos componentes logísticos que podem influenciar o bom andamento da fábrica. São eles: as instalações, os estoques, os transportes e as informações. Para isso, o primeiro passo foi uma entrevista com o responsável logístico da empresa.

Posteriormente, analisando a instalação, os alunos constataram que a empresa encontra-se localizada de forma favorecida, por possuir acesso a vias de grande movimentação. Em relação aos transportes utilizados, o que prevalece é o transporte rodoviário. Mesmo com o alto custo deste tipo de transporte, a empresa consegue manter um bom nível de serviço.

Dentre os componentes operacionais, a área de informações foi a que apresentou mais problemas devido à ausência de tecnologias mais eficientes que permitam o fluxo de informações com agilidade. Os integrantes do NILO também apontaram a necessidade de investir na Tecnologia de Informação como softwares que auxiliam o gerenciamento dos recursos. “Por fim, a equipe apresentou propostas e estratégias de modo a promover novos arranjos logísticos e por meio destes, melhorias de desempenho logístico para a empresa”, ressalta Eriton Barreiros.

O estudante Paulo Gonçalves, também autor do artigo, diz que “a experiência de produzir um trabalho científico é algo único para todo universitário e a carga de conhecimento adquirido é essencial para a formação acadêmica”. Já Emmily Fonseca conta que “os fatos decisórios para o alcance da nota foi o conhecimento adquirido no NILO, juntamente com os repassados em sala de aula”.

A Uepa também foi representada no I Encontro Interestadual de Engenharia de Produção pelos alunos Guilherme Freitas Coelho, Nathália Jucá Monteiro, André Cristiano Silva Melo e Denilson Ricardo de Lucena Nunes, que apresentaram o artigo Modelo de simulação da atividade de lavra em minas a céu aberto: um estudo de caso em uma mineradora no Estado do Pará e conquistaram o quarto lugar. No total, foram avaliados 434 trabalhos de diversas instituições de ensino superior.

“Parabéns a todos os alunos e professores orientadores, por mais este importantíssimo feito. Certamente este resultado dá aos demais alunos orgulho de estudar nesse curso, assim como aos professores a certeza de que estamos percorrendo um caminho árduo, mas de importante e progressiva contribuição ao desenvolvimento de nossa sociedade.”, afirma o coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Vitor Martins.

NILO

O Núcleo Integrado de Logística e Operações têm como objetivo formar e estabelecer um centro de excelência e de referência em Logística Empresaria e Gerenciamento de Cadeia de Suprimentos para o estado do Pará. Além disso, desenvolve trabalhos acadêmicos em congressos e revistas especializadas. Outras informações podem ser obtidas na página do Núcleo.

Texto: Igor Augusto
Edição: Ize Sena