Sexualidade e Gênero são temas de Seminário no Campus I

Enviado por Josi Mendes em Qua, 20/05/2015 - 00:00

O evento visa abordar temas pouco explorados nas instituições, entre eles, Homofobia nas Escolas, Diversidade sexual e Religião e Violência de Gênero. Inscrições abertas e devem ser feitas pelo e-mail.

*Atualizado em 21 de maio, às 14h43

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, dia 25 de maio, a partir das 8h, o seminário sobre gênero e sexualidade com o tema Educação, Gênero e Diversidade Sexual: rompendo silêncios e construindo diálogos. O encontro é uma iniciativa de discentes vinculados aos cursos de Licenciatura Plena em Pedagogia e do Mestrado em Ciências da Religião e visa discutir conceitos preestabelecidos na sociedade.

Homofobia nas Escolas, Diversidade Sexual, Religião e Violência de Gênero são alguns dos temas que norteiam o seminário. Um dos coordenadores do evento e mestrando em Ciências da Religião, Ricardo Nascimento Ferreira, ressalta a importância de se discutir essa temática na Universidade. “É importante porque é preciso reconhecer a pluralidade de gênero, expressão de gênero e de orientação sexual. Queremos preparar a nossa universidade para refletir sobre as necessidades curriculares em seus cursos.”

A programação conta com mesas redondas sobre diversos assuntos, entre eles, o Dia Internacional de Combate à Homofobia, 17 de maio. Essa data marca a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais do Código Internacional de Doenças, reconhecendo-a como expressão válida de sexualidade. Além disso, Grupos de Discussão irão abordar, entre outras temáticas, a banalização do corpo, a homofobia na escola e a violência de gênero.

Para participar, os interessados devem encaminhar para o e-mail seminarioegds@gmail.com o nome completo, o nome da Instituição que estuda e o curso. Se optar em fazer a inscrição presencial, deverá comparecer ao Centro Acadêmico de Pedagogia (Cape), no Campus I, das 9h às 11h e das 14h às 19h. No credenciamento será cobrado o valor de R$ 5,00 referente à inscrição.

O Seminário Educação, Gênero e Diversidade Sexual: rompendo silêncios e construindo diálogos ocorre até às 18h, com programação no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na Travessa Djalma Dutra s/nº, entre Municipalidade e Rua do Uma, bairro Telégrafo.

Confira a programação completa

Mais Informações: (91) 99220 1564 / (91) 98203 2463