Alunos de Biomedicina da Uepa participam de atividade em escola de Ananindeua

Enviado por Messias Azevedo em Ter, 12/12/2023 - 13:59

Exposição de maquetes, amostras de insetos, jogos interativos e bate-papo com pesquisadores. Essas foram algumas das atividades da ação Ciência na Escola: Meio Ambiente, realizada no dia 27/11, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera Cruz, em Ananindeua, e que teve como foco a prevenção de doenças e a sustentabilidade ambiental. A atividade foi realizada por alunos de Biomedicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), turma 2021, contando com a parceria do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVSA/MS) e com o apoio da direção da instituição e da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU).

Os alunos da Uepa usaram as salas de aula da escola para divulgar informações técnico-científicas de forma clara e objetiva para cerca de 150 estudantes do 1º ano do ensino médio. Para isso, se dividiram em grupos voltados para três conteúdos: Floresta e Mercúrio, Cianobactérias e Insetos.

Segundo Lourdes Garcez, pesquisadora da Seção de Parasitologia do IEC (SAPAR/IEC) e coordenadora do projeto, esse tipo de ação desperta o interesse dos alunos e auxilia na melhoria da qualidade do ensino. Além disso, as informações levadas aos adolescentes visam contribuir com a preservação do meio ambiente e a prevenir problemas de saúde.

“Através da ação em saúde, os estudantes da escola compreenderam melhor a diversidade de plantas e frutos da Amazônia e como podemos nos beneficiar dela sem agredir o meio ambiente; viram o quanto contaminantes, como o mercúrio, podem prejudicar o ambiente e a nossa saúde; observaram como os insetos realizam seu ciclo de vida, onde eles vivem e como evitar importantes espécies transmissoras de doenças como o Aedes aegypti e os barbeiros; e ainda compreenderam o papel das cianobactérias na natureza e que a degradação ambiental altera a população de cianobactérias, o que pode afetar a saúde de seres humanos e animais”, esclarece a pesquisadora.

Ana Lídia Castro, do grupo Floresta e Mercúrio, afirma que os estudantes do ensino médio demonstraram interesse nos assuntos abordados. “Eles estão fazendo perguntas, anotando... Então, é importante trazer essa informação de cunho mais científico e ajudar a popularizar a ciência na escola, por isso a gente está buscando se comunicar de forma simples com eles, usando bastante a parte visual, para que eles entendam e consigam repassar para outras pessoas, para os seus familiares e amigos”, afirma a universitária. “Nós usamos maquetes, fizemos dinâmicas e trouxemos amostras para expor a importância da biodiversidade que temos no Brasil e também para mostrar o quanto a gente perde com o garimpo ilegal aqui na nossa região”, completou.

A estudante do ensino médio, Kelry Marcelle, que pretende fazer vestibular para o curso de Medicina Veterinária, gostou da experiência. “Eles estão explicando sobre bactérias, sobre florestas e também sobre insetos e geralmente a gente encontra pulgas nos animais. Também gostei porque eles trouxeram microscópios. Aqui na escola a gente até tem laboratórios, mas não temos equipamentos para ver essas coisas. Deveria ter ações desse tipo aqui sempre”, afirmou.

Durante a programação, os alunos também participaram de um bate-papo com os pesquisadores Walter Santos, da Seção de Parasitologia (SAPAR/IEC) e Vanessa Costa, da Seção de Meio Ambiente (SAAMB/IEC), com a Mestranda da UEPA Bianca Nunes e com o diretor de Vigilância em Saúde de Ananindeua, Diego Moura. Eles falaram sobre os temas da ação em saúde e esclareceram dúvidas dos estudantes. Alunos de Pós-graduação do IEC e da UEPA e Professores da UEPA auxiliaram na organização dos trabalhos.

“No início deste ano, uma ação semelhante foi realizada para crianças menores em outra escola de ensino fundamental, também em Ananindeua. Optamos por oferecer a ação desta vez a alunos do ensino médio e a experiência foi incrível. Eles adoraram aprender brincando e foram muito participativos. Importante dizer que a Direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Vera Cruz foi bastante receptiva e apoiou integramente a ação”, informou Lourdes Garcez.

Texto: Vanessa Campelo (IEC)

Fotos: Divulgação IEC