Alunos de Língua Inglesa integram projeto de curso de Inglês gratuito

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 15/12/2023 - 13:33

Mais de 30 alunos do ensino médio da Escola Estadual Doutor Justo Chermont, localizada no bairro da Pedreira, em Belém, recebem amanhã, 16, o certificado de formação do curso de inglês "InEnglishJC", projeto realizado de forma gratuita na unidade, em parceria com o Programa Residência Pedagógica da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Hoje, os alunos do curso de Letras – Língua Inglesa, que atuam no projeto, participam do Encontro de Socialização da Experiência da Residência Pedagógica, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

O Projeto Linguagens/Inglês do Programa de Residência Pedagógica 2023 está presente na escola Justo Chermont há 15 meses, sob a coordenação da professora Erika Castro e tem como representante preceptora na escola Raíssa de Deus Barbalho Pamplona, professora efetiva de língua inglesa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O curso gratuito de inglês conta com a atuação de residentes graduandos do curso de Letras – Língua Inglesa da Instituição, que sob a coordenação da preceptora, mediam atividades em turmas do ensino médio da escola. Como fruto do programa de Residência Pédagógica, surgiu o projeto do Curso English JC - Curso gratuito de Língua Inglesa para alunos do 9º ao 2º ano do Ensino Médio. Idealizado e coordenado pela professora Raíssa de Deus, o curso teve seu início com as primeiras turmas no ano de 2017, época em que a escola recebeu pela primeira vez o programa de RP de alunos de língua inglesa da Unama.

Em sua segunda fase, desta vez com a Uepa, o curso forma neste final de semana 35 alunos que durante 9 meses frequentaram a escola aos sábados e participaram de aulas inovadoras de língua inglesa com material autoral, desenvolvido pelos residentes e preceptora, voltado à realidade social e regional dos alunos do curso.

As ações do curso geraram resultados positivos não só na vida dos participantes, mas também externamente. "Não esperava que tivéssemos uma repercussão tão boa das atividades com nossos alunos, já apresentamos em congressos como Encontro nacional de Linguística Aplicada, com o trabalho ‘Ética da amorosidade em professores de língua inglesa em formação: diários reflexivos sobre uma experiência em comunidade’”, avalia a professora preceptora.

“Também participamos de eventos promovidos pela embaixada americana junto ao CCBEU como o MakerDay Brazil e o evento Programação Plugada - Hour Of Code. Mas o melhor retorno é a satisfação dos alunos em relação ao próprio desenvolvimento linguístico em língua inglesa e maior sociabilidade entre os alunos, pois eles estudam com alunos de diferentes turnos e turmas. Isso tudo foi possível graças ao apoio inesgotável da direção da escola e claro, a dedicação e competência dos residentes e coordenação do projeto”, completa.

“Para mim foi muito importante, porque me ajudou a me aprofundar mais na língua inglesa, a melhorar minha pronúncia e minha fluência no idioma”, comenta Izabela Rodrigues, aluna do curso. “Ele (o curso InEnglish) ajudou a melhorar o meu inglês e também me apresentou várias oportunidades interessantes que antes eu achei que nunca seria capaz, pois eu sou aluno de escola pública e acho que esse projeto foi muito interessante, não só pra mim mas para todos os alunos, para ajudar eles a melhorar o inglês deles e apresentar mais oportunidades para alunos de escola pública”, relata Rayan Nicolas, aluno do curso.

A cerimônia de encerramento do curso será realizada amanhã, na quadra da escola, com a participação da comunidade escolar, e entrega de certificados aos 35 estudantes. "O curso InEnglishJC foi mais que um simples projeto, ele foi um presente dado a todos que o integram. Sinto-me muito orgulhosa de ter feito parte de um pedacinho do início da trajetória acadêmica de cada aluno do curso", finaliza Thais Pacheco, residente e professora regente do curso.

Texto: Fernanda Martins (Ascom Uepa) com informações da Ascom Seduc

Fotos: Acervo do Projeto