Aula prática de defesa pessoal para mulheres, com Marcelo Dourado na Uepa

Enviado por Messias Azevedo em Qui, 14/12/2023 - 13:27

O ex-lutador de MMA, judoca e personal trainer Marcelo Dourado esteve no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), nesta quinta-feira,14, para uma programação especial. O evento ofereceu uma aula de defesa pessoal para mulheres e uma aula de samba, com a professora Taynara Garcia. A iniciativa integra um projeto de Marcelo Dourado, que tem como foco o combate à violência contra a mulher, oferecendo técnicas para serem como defesa pessoal.

No decorrer da aula, o treinador ressaltou a hospitalidade da Uepa e agradeceu a oportunidade de mostrar o seu trabalho, além de integrar as pessoas à atividade e apresentar como funciona o projeto: “na defesa pessoal, a gente dá uma luz não só de proteção, mas de estratégia, conscientização e educação para essas mulheres. Eu venho de uma universidade pública, então é muito prazeroso estar de volta, principalmente aqui na Uepa”.

Conhecido por sua participação no reality show Big Brother Brasil, o ex-BBB veio a Belém para participar da 27ª edição do Iron Man MMA, que acontece amanhã, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). A realização de uma aula de defesa pessoal é tradição nos dias que antecedem os eventos esportivos em que ele participa. O objetivo do evento levar às participantes, técnicas de autodefesa para fortalecer a autoconfiança, pois o combate à violência contra a mulher tem sido uma bandeira levantada por Dourado, que encontrou nessa atividade uma forma de contribuir com a mudança do contexto atual, marcado por tantas ocorrências dessa natureza. 

Para Iron Tomaz, organizador do Iron Man, o projeto é de extrema relevância. "O esporte marcial pode ajudar a promover a confiança, a autodefesa e a consciência situacional, contribuindo para a prevenção da violência contra as mulheres", explicou. Para o diretor do CCSE, professor Anderson Maia, a aula foi muito válida para as mulheres, tanto da comunidade interna, como da comunidade externa à universidade. "Nossas alunas e servidoras tiveram a oportunidade de aprender com um excelente profissional. Abraçamos a chance de ter o projeto em nosso centro", observou.

A ação teve o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e do Governo do Estado, além dos deputados Olival Marques e Iran Lima.

Texto: Fernanda Martins e Thayssa Nobre (Ascom Uepa)
Fotos: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)