CCSE inscreve para cursinho preparatório do Encceja 2024

Enviado por Monique Hadad em Sex, 27/10/2023 - 10:57

Jovens e adultos de 15 anos ou mais que interromperam seus estudos na Educação Básica têm, anualmente, a oportunidade de realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para concluir o Ensino Fundamental. Para auxiliá-los, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferece de forma gratuita o Forpeja, um cursinho preparatório para esta prova. Atualmente, as inscrições estão abertas aos interessados em realizar o Encceja 2024 nos municípios de Mojú, Vigia e Belém.

No Forpeja, são ofertadas aulas de Ciências, Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), História, Geografia, Artes e Ed. Física. O projeto foi idealizado e submetido ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) pelo Prof. Dr. Anderson Maia, que atua na Educação de Jovens e Adultos desde sua graduação. “Ainda na universidade, participei voluntariamente de um curso de alfabetização de jovens e adultos, organizado pelo professor Salomão Mufarrej Hage com a comunidade da Vila da Barca, com aplicação do método freireano. Desde então, esse tem sido meu caminho”, contou ele, que coordena o projeto.

Além disso, o trabalho com a educação de jovens e adultos costuma ser gratificante, na avaliação de quem atua no projeto. Para a supervisora do Forpeja, Ranyelle Muniz, esse público ainda tem poucas oportunidades e sofre bastante com a desmotivação vinda da distância prolongada da sala de aula. Atualmente, esta é a modalidade com maiores índices de evasão na educação brasileira, segundo dados do MEC. “Apesar de tudo, é recompensador ver os estágios de evolução dos alunos. Vê-los recomeçando e ressignificando os sonhos que estavam adormecidos. São pessoas que tinham saudades de estar em uma sala de aula, de escrever. Eles se desafiam muita a crescer”, observou.

Outro aspecto importante do projeto é a iniciação docente dos alunos de Pedagogia, que atuam diretamente com os alunos. Nesta fase, o Forpeja conta com os graduandos Ana Beatriz Martins, Eduarda Ribeiro, Jordan Gaudino, Luciana Meireles, Stephanie Cavalcante e Thiffany Pinheiros. Todos eles estudante de Pedagogia da Uepa. Em Belém, as aulas acontecem às terças, quartas e quintas, de 18h30 às 21h30, no Campus I, localizado na Djalma Dutra, entre Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral.

Serviço:

Interessados em Belém podem realizar inscrições neste link e esclarecer dúvidas pelos números 99942-8365/98039-2700/98121-4766.
Interessados em Mojú podem entrar em contatos pelos números 98756-7357/99355-0978 para informações sobre matrículas.
Interessados em Vigia devem procurar o campus da Uepa no município.

Texto: Fernanda Martins (Ascom Uepa)

Foto: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)