Doutorado em Educação é ofertado pela Uepa em parceria com a PUC-Rio

Enviado por Messias Azevedo em Dom, 17/09/2023 - 14:44

Docentes e técnicos administrativos do quadro efetivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa), portadores de título de mestre em Educação, ou áreas similares, como Matemática, Filosofia e Letras, por exemplo. Esses são os públicos-alvo do Processo Seletivo 2023 de Doutorado em Educação, promovido por meio de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Uepa. As inscrições estão abertas e encerram no dia 30 de setembro. O valor da taxa é de R$100, de acordo com o edital.

O processo de seleção contempla 15 vagas, distribuídas da seguinte forma: 10 destinadas a docentes e 5 a técnicos administrativos. Dessas, quatro são reservadas para candidatos negros, sendo uma vaga para os técnicos e três para os docentes. No ato da inscrição, os candidatos devem enviar os documentos requisitados exclusivamente em formato PDF, com nome e sobrenome.

O Projeto de Cooperação entre as Instituições (PCI) está fundamentado em uma proposta da PUC-Rio, intitulada Amazonar. O objetivo é proporcionar a participação conjunta da comunidade acadêmica da PUC a colaborar com o enfrentamento de problemas na região amazônica, assim como estimular a formação de educadores e de pesquisadores. Para o vice-coordenador do PPGED, professor José Anchieta de Oliveira, o convênio irá fortalecer o programa, pois “a pretensão é melhorar cada vez mais e consolidar o fato de ter mais docentes da própria instituição”.

Ao total, são três vertentes de pesquisa: Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições; Formação de Professores, Didática, Aprendizagem, Currículo e Cultura; e Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia. As informações acerca de todas as linhas podem ser acessadas através deste link.

As etapas para ingresso no doutorado consistem na homologação das inscrições; avaliação do anteprojeto de tese; avaliação do resumo expandido da dissertação e da produção acadêmica; e prova de entrevista com análise de memorial. A primeira fase é de caráter eliminatório e as posteriores são eliminatórias e classificatórias. Ainda segundo o edital, a divulgação dos aprovados em cada etapa estará disponível no site da PUC, conforme o número de inscrição de cada candidato. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 30 de outubro e o início das atividades da turma para o dia 6 de novembro deste ano.

Para obter informações mais detalhadas, é necessário ler o edital na íntegra. Em casos de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a coordenação do PPGED, pelo número 4009-9552, ou pelo e-mail ppged.uepa@gmail.com .

Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)

Foto: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)