O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, assinou na tarde de ontem, 17, dois convênios com a prefeitura de Canaã dos Carajás. O primeiro documento firma a parceria entre a prefeitura e a universidade para a oferta de cursos de graduação no município. Já o segundo, de acordo com o reitor da instituição, Clay Chagas, "é um compromisso da universidade, junto com a prefeitura e o governo do Pará, para construir um novo campus da universidade aqui no município".
Inicialmente serão ofertados os cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Secretariado Executivo Trilingue, Tecnólogo em Gastronomia. O processo seletivo especial deve ser realizado ainda em 2023, com ingresso e início das aulas no primeiro semestre de 2024. Josemira Gadelha, prefeita do município, agradeceu ao empenho do estado, por meio do governador Helder Barbalho, em promover a educação superior porque é "muito importante trazer a Uepa para a nossa cidade". Ainda segundo ela, a gestão atual "tem avançado cada vez mais para formar e cuidar das pessoas".
A expansão da Uepa para o município começou com visitas técnicas e reuniões entre a universidade e a gestão municipal, iniciadas em março de 2022. Na mesorregião sudeste do Pará, a Uepa já possui campus em Marabá, Parauapebas, Conceição do Araguaia e Redenção .
As professoras Camila Claíde, Bruna Almeida, Érica Feio e o Pró-reitor de Gestão, Carlos Capela, acompanharam a assinatura do documento e participaram da reunião para o alinhamento dos detalhes para a execução dos cursos.
Presente em onze das doze regiões de integração do Pará com campi físicos e com atividades desenvolvidas em mais de 70 municípios do estado por meio de programas como o Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (Uab) e Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor), a Uepa é uma das instituições mais interiorizadas do Brasil.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa) com informações da Ascom da Prefeitura de Canaã dos Carajás.