A partir desta sexta-feira, 12, o Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre as inscrições on-line dos processos seletivos de Mestrado e Doutorado. As turmas serão realizadas na modalidade profissional, com atividades presenciais no Campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Os cursos têm por objetivo promover formação, nível stricto sensu, a profissionais da saúde que já estejam envolvidos com processos pedagógicos de ensino na região amazônica.
Mestrado
Ofertando 15 vagas, o curso de mestrado do PPGESA está estruturado em duas linhas de pesquisa: Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde na Amazônia; e Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde na Amazônia. De acordo com o edital, entre os requisitos para participar do processo seletivo, os candidatos devem comprovar vínculo atual de no mínimo dois anos, com processos pedagógicos formais como professor de cursos de graduação em saúde, supervisor, tutor, preceptor, coordenador de curso de especialização ou residência.
O processo seletivo constará de duas etapas, sendo o primeiro composto pela análise curricular e o projeto de pesquisa, e a segunda etapa pela entrevista de natureza eliminatória e classificatória para todos os candidatos. As inscrições on-line seguem até o dia 16 de fevereiro, e o resultado final será divulgado no dia 2 de abril no site da Uepa.
Doutorado
De acordo com o edital, o curso de doutorado profissional do PPGESA oferta 12 vagas, distribuídas por duas linhas de pesquisas: Gestão e Planejamento em Ensino na Saúde na Amazônia; e Fundamentos e Metodologias em Ensino na Saúde na Amazônia. Dentre os requisitos necessários para participação do processo seletivo, destaca-se possuir o diploma de Mestre reconhecido pela CAPES/MEC, comprovação no momento da inscrição no processo seletivo e certificado de proficiência em língua inglesa.
Os candidatos devem submeter as inscrições até o próximo dia 19 de janeiro. O resultado final será divulgado no site oficial da Uepa, no dia 5 de maio.
Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Divulgação