Gestão da Uepa reforça parcerias internacionais

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 15/12/2023 - 13:31

 

Como integrante da comitiva do governo do estado do Pará, o reitor da Universidade do Estado do Pará, professor Clay Chagas, esteve presente na 28ª sessão da Conferência das Partes (COP 28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), em Dubai, entre os meses de novembro e dezembro. Dentre as atividades, junto com a equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professor Clay participou da visita a uma fábrica, que tem como especialidade o reaproveitamento de contêineres na construção civil. “Essa visita agrega para nós a ideia de criar cada vez mais espaços inteligentes, voltados para as necessidades institucionais da Uepa e também de propostas para a COP 30, em Belém”, contextualizou o reitor.

Ainda cumprindo agenda internacional, Clay Chagas e a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, estiveram na China, para a reunião do Comitê do Instituto Confúcio (IC). Essa viagem é um reflexo da parceria estabelecida entre a Uepa e a Shandong Normal University na China. A missão teve como principal objetivo a apresentação e avaliação dos resultados obtidos pelo Instituto Confúcio na Uepa. Além disso, a agenda incluiu discussões aprofundadas sobre as negociações em andamento para a realização de projetos acadêmicos e de pesquisa científica entre as duas instituições.


“A ideia é que a gente possa aproximar ainda mais a universidade de intercâmbios com professores, com alunos, mas, principalmente, avançando agora na próxima fase em pesquisa e em graduação”, explicou o professor Clay. O destaque da visita foi a participação no Fórum da Conferência Mundial de Língua Chinesa de 2023. A professora Ilma Pastana destacou a sua participação nas atividades: “fomos convidadas para fazer uma palestra nesta conferência com mais de 120 países, pude participar da reunião do conselho do Confúcio, então foi um momento maravilhoso, além de visitar a universidade de medicina tradicional chinesa”.

O evento concentrou-se em quatro tópicos para o desenvolvimento global da língua chinesa, abordando questões como políticas e padrões de educação em línguas estrangeiras, políticas e práticas de ensino de língua chinesa em escolas de ensino fundamental e médio, a construção e desenvolvimento de cursos superiores em língua chinesa, e esforços colaborativos para atender à demanda de ensino de língua chinesa e inovações nesse campo.

A presença de representantes de diversas instituições educacionais ao redor do mundo enriqueceu ainda mais o fórum. Entre os participantes, além da Uepa, estiveram representantes da Universidade de Buenos Aires, da University of The Gambia, London School of Economics and Political Science, University of Nairobi, University of Malawi, Dhurakij Pundit University, Universidad de Salamanca e Universidade de Brasília.

Essa colaboração internacional, evidenciada pelo encontro na China, reforça o compromisso da Uepa em promover a excelência acadêmica, estimulando o intercâmbio cultural e científico em nível global. O legado dessa visita certamente impulsionará futuros projetos colaborativos e fortalecerá os laços entre as instituições envolvidas.
 

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Foto: Divulgação