Homenagens marcam Dia do Servidor Público na Uepa

Enviado por Monique Hadad em Sex, 27/10/2023 - 12:28

Em comemoração ao dia do servidor público, celebrado amanhã, esta sexta-feira, 27, foi de festa para professores e técnicos-administrativos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no hall da reitoria da instituição. A programação começou com um momento solene, com a presença do reitor Clay Chagas e dos pró-reitores Vera Palácios, Carlos Capela Bispo, Jofre Freitas e Ednalvo Apóstolo Campos. O professor Rubens Cardoso, reitor da instituição na época da pandemia da Covid-19, também compôs o dispositivo oficial, para entregar placas comemorativas com menção honrosa aos servidores que estiveram à frente do combate à pandemia, como reconhecimento pelos serviços prestados à instituição e à sociedade paraense.

Na ocasião, o professor Rubens fez um breve relato das ações desenvolvidas pela universidade entre os anos 2020 e 2021, em prol da população e que “colocar cerca de duzentos a trezentos alunos em quase todos os municípios não foi uma tarefa trivial”. Para ele, esse é “um momento ímpar para celebrar o serviço forte prestado por nós”. O pró-reitor de gestão, Carlos Capela, apontou que “esse momento não poderia ficar despercebido” e parabenizou todos os servidores, em especial os que estiveram envolvidos nas ações da pandemia. Vera Palácios, da Pró-reitoria de Extensão e que estava à frente da direção do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) na época da pandemia, deixou “a palavra de gratidão a Deus porque nos deu saúde e firmeza para passar por isso não sozinhos, mas ajudados por toda a instituição”.

À frente da Pró-Reitoria de Graduação, o professor Ednalvo Apóstolo Campos apontou que essa é uma “comemoração justa para os servidores” e que o momento também é de “agradecer aos servidores que atuaram na linha de frente da pandemia e aos que estão conosco e continuarão nos próximos anos”. O professor Jofre Freitas, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, se posicionou em prol da qualificação dos servidores por meio de “um programa específico de qualificação dos servidores”.

A presença da vice-reitora Ilma Pastana foi sentida pelos servidores, mas a ausência foi justificada pela sua participação na inauguração do auditório do campus XVIII da Uepa, em Cametá, ocorrido também na manhã de hoje.

O reitor Clay Chagas aproveitou a oportunidade para agradecer a participação da gestão e que “esse é um momento que comemoramos o dia do servidor e a sua importância para expandir o ensino superior e levar a educação de qualidade por todo o estado”. Na época, como vice-reitor da Uepa, ele também esteve à frente das ações de testagem e realização de inquéritos para nortear as ações de combate à pandemia promovidas pelo governo do Pará. “Nosso projeto foi referência nacional, as universidades de fora queriam saber como estávamos enfrentando a pandemia”.

Ainda para o professor Clay Chagas, os frutos desse trabalho estão sendo colhidos agora com o crescimento no valor do orçamento da universidade, que vem aumentando nos últimos dois anos e que pode cobrir a correção da tabela salarial, ampliação de bolsas e demais despesas. “Parte disso é o reconhecimento do estado pelos serviços prestados da universidade na pandemia, reconhecendo o nosso papel como agente que lutou na guerra contra a Covid”.

Alessandra Ferreira, agente administrativa, foi uma das homenageadas com uma placa de menção honrosa. Mesmo sem trabalhar diretamente com as vítimas da Covid-19, ela teve um papel importante, já que na época, lotada na Diretoria de Administração e Serviço (DAS), era fiscal de contrato e ficou responsável por garantir telefones móveis para o atendimento psicológico, que era ofertado aos alunos e servidores a Uepa. “Estou muito orgulhosa e muito feliz, é gratificante receber essa homenagem por todo o trabalho que a gente teve na época para poder atender as pessoas que necessitavam. Eu precisava cadastrar os telefones para as psicólogas atenderem as pessoas, naquele momento, que não tinha atendimento presencial e era uma forma de tranquilizar as pessoas”.

A programação contou com atendimento de saúde, aplicação de vacinas, consultas e aferição de pressão arterial. No encerramento, foi ofertado um coquetel para os presentes, com apresentação musical dos estudantes da Uepa Alison Baia e Taissa Moraes. As fotos da programação estão disponíveis aqui.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)