Com participação aberta e gratuita, as inscrições para a II Jornada dos Estágios de Saúde Coletiva podem ser feitas diretamente no local de realização do evento, o auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A jornada, organizada pela coordenação do curso de Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Pará (Uepa), contará com relatos de experiências e palestras na programação, que ocorre nesta quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, sempre a partir das 14h.
A Saúde Coletiva é uma área de conhecimento multidisciplinar e o profissional bacharel em Saúde Coletiva é capaz de analisar os processos e as variáveis sociais por trás das doenças. Assim, trata-se de um profissional qualificado para construir um planejamento mais eficiente para a assistência prestada pelos serviços de saúde, tanto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) como intersetorialmente. O curso da Uepa é pioneiro na capital Belém. Criado há quatro anos, realizará a formatura da primeira turma no próximo mês de setembro e a jornada é o fechamento de um ciclo, constituindo-se como um espaço de diálogo entre os alunos e os docentes sobre as vivências nos ambientes de estágios.
O evento se destaca como uma oportunidade para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos e experiências nas diversas possibilidades, no campo dos estágios da Saúde Coletiva. Por essa razão, o encontro visa garantir um ambiente propício para a troca de saberes e rede de relacionamentos entre os participantes.
Nos dois dias de programação, a jornada iniciará com relatos de experiências dos discentes. Logo em seguida, a banca de avaliação selecionará o melhor relato, que será premiado com honra ao mérito. Amanhã, 24, será realizada a palestra Destaques dos Dados da Atenção Primária à Saúde no Estado do Pará: Apontamentos para o Olhar Sanitarista, ministrada por Sâmela Stefane Correa Galvão, enfermeira graduada pela Uepa, mestra em Saúde Coletiva, especialista em Saúde da Família pela Residência Multiprofissional da Uepa e servidora na Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) como coordenadora de Saúde da Família.
Cintia Sá, aluna concluinte de Saúde Coletiva, contou que no início do curso os calouros não sabiam bem qual era o papel do sanitarista, "hoje a gente compreende muito a importância do sanitarista dentro da área de saúde. A graduação foi muito positiva e o curso veio para ser mais um forte cartão de visita entre todas as graduações de saúde da Uepa, porque a formação do sanitarista é fundamental, veio de fato para acrescentar. Os professores foram muito empenhados e incentivadores dos alunos. A nossa expectativa com a formação é das melhores, como é um curso novo, esperamos que o campo de trabalho comece cada vez mais a se abrir para os sanitaristas, e que venham concursos também na área". Cintia já estagiou na Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no Ministério da Saúde (MS), e agora recentemente no Hospital Ophir Loiola (HOL) e também na Unidade Estratégia de Saúde da Família Mucajá (ESF), no bairro da Sacramenta, "pude atuar bem próxima dos agentes comunitários (ACS), e foi um importante aprendizado". E é esse aprendizado que Cintia vai expor em um dos Relatos de Experiências da Jornada abordando a saúde mental dentro do trabalho dos ACS.
Para a coordenadora dos estágios da Saúde Coletiva, professora Leila Hanna, o evento é de extrema importância para a formação acadêmica e profissional na área da Saúde Coletiva, por promover um encontro enriquecedor entre estudantes, docentes e profissionais da saúde. Uma oportunidade na qual os estudantes poderão compartilhar suas experiências de estágio, conhecer diferentes abordagens e metodologias utilizadas no campo da Saúde Coletiva, bem como estabelecer contatos que podem influenciar positivamente suas trajetórias profissionais.
De acordo com a professora Leila, a relevância do evento vai além das fronteiras da academia, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. "Ao fomentar a discussão, a reflexão e a capacitação de futuros profissionais, a II Jornada de Estágios de Saúde Coletiva contribui para uma formação mais sólida e consciente, capaz de enfrentar os desafios complexos e dinâmicos da saúde pública. A participação na Jornada de Estágios representa um compromisso com a excelência na formação e um passo significativo em direção a um futuro mais saudável para todos", disse. Em um cenário em constante evolução, onde a interdisciplinaridade e a visão sistêmica são essenciais, eventos como este se tornam verdadeiras bases na construção de um sistema de saúde mais eficiente e voltado para o bem-estar coletivo.
Serviço
II Jornada de Estágios de Saúde Coletiva
Dias: 23 e 24/08
Horário: 14h às 18h; com certificação para os alunos que participarem durante os dois dias de evento.
Local: Auditório do LCE/CCBS, Trav. Perebebuí 2.623.
Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)
Foto: Arquivo (Coordenação de Saúde Coletiva)