IV Encontro Regional da Abed recebe inscrições

Enviado por Messias Azevedo em Seg, 03/07/2023 - 09:21

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, em parceria com a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), a Universidade da Amazônia (UNAMA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), o IV Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ERABED Norte), que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de setembro no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e recebe inscrições exclusivamente on-line, que será confirmada mediante quitação da taxa, até o dia 7 de julho.

Com a temática principal: Defesa e Segurança para quem? Múltiplas Dimensões da Segurança Pan-Amazônica no Contexto das Mudanças Climáticas, o evento tem como objetivo fomentar o debate acadêmico e social na área de Defesa, Segurança e Estudos Estratégicos, possibilitando a troca entre instituições representantes da sociedade civil (academia, setor público e empresariado) e militar, juntamente com alunos e a comunidade em geral, de maneira a qualificar e socializar os conhecimento científicos e a avaliação de políticas públicas produzidos na região Norte do Brasil.

Dentre os oito eixos temáticos que serão abordados no evento, destacam-se: Criminalidade, conflitos regionais e territorialidade; Cooperação e desenvolvimento para a segurança na Amazônia; Forças armadas, segurança pública e sociedade; (In)segurança étnico-racial e de gênero: violência e resistência na Pan-Amazônia. O IV Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa atua sob a diretoria dos professores Mayane Bento e Heriberto Pena.

Nesta edição, a direção do evento ampliou o escopo das inscrições para alunos do ensino médio e técnicos para participarem como ouvintes, e para eles, a inscrição é gratuita. A Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) é uma associação de caráter científico cuja finalidade é congregar pesquisadores, que desenvolvam estudos e pesquisas sobre defesa nacional, segurança nacional e internacional, guerra e paz, relações entre forças armadas e sociedade, ciência e tecnologia no âmbito da defesa nacional e questões militares em geral, assim como demais assuntos de natureza estratégica, visando promover o desenvolvimento da área, o intercâmbio de ideias, o debate de problemas pertinentes a esse campo de conhecimento e o resguardo de interesses comuns.

Segundo a professora Mayane, “esperamos que o Encontro Regional da Associação Brasileira de Defesa proporcione um espaço de debate crítico sobre a segurança no Pan-Amazônia, afinado com a série de eventos que a capital paraense sediará, como a COP 30, em 2025. Justamente por isso propomos uma discussão transversal para pensar desde as forças armadas, fronteira, cibersegurança à segurança alimentar, movimentos sociais de resistência e as múltiplas violências e ameaças que a população amazônida está sujeita. Por isso, esperamos que seja um evento muito rico para a academia e a sociedade civil, bem como para pensar os desafios amazônicos”.

A programação do evento conta com palestras, workshops, roda de conversa e mesas redondas, recebendo pesquisadores e professores de variadas áreas do conhecimento que formarão o comitê científico. A comissão organizadora do ERABED Norte 2023 abre aos estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de Defesa, Relações Internacionais e áreas afins, um espaço de apresentação de trabalhos em forma de resumo e posteriormente em textos completos, relacionados às áreas de conhecimento propostas pelo encontro.

Para mais informações, entr em contato pelo e-mail: erabednorte2023@gmail.com

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Arquivo Ascom Uepa)