Memória e Democracia na 17ª Primavera dos Museus no Planetário

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 15/09/2023 - 14:40

 

Com uma programação que se inicia na próxima terça-feira, 19, e se estende por toda a semana desde a manhã até a noite, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), integra a 17ª Primavera dos Museus, realizada em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, esta edição ressalta a importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade, fundamentais à democracia.

Alinhada a essa perspectiva, logo no primeiro dia de evento, após a palestra de abertura, ministrada pelo professor Aiala Colares, sobre os caminhos da diversidade para que haja democracia nos espaços museais, a professora Ivanete Moreira, coordenadora de Acessibilidade do CCPPA, e a intérprete Isabelle Ramos, estagiária da área de acessibilidade, vão realizar uma visita mediada para pessoas surdas e estudantes da Escola Jarbas Passarinho, no Centro de Ciências. E na sequência, de 17h às 18h, também haverá uma Sessão de Cúpula Interativa para pessoas surdas. 

Ao refletir sobre o contexto em que se realiza esta Primavera dos Museus, o diretor do Planetário, professor José Roberto Alves da Silva, considera que “o evento tem significativa importância no atual cenário de reconstrução e união política do Brasil, possibilitando que possamos, na condição de agente cultural, trazer o debate, a divulgação, a valorização e o protagonismo das ações voltadas e promovidas pelas pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

Para incluir experiências, saberes e conhecimentos relacionados aos povos originários, o Núcleo de Formação Indígena (Nufi) da Uepa e o Grupo de Pesquisa Estudos Indígenas na Amazônia (GEIA) levarão para a Primavera dos Museus no Planetário, um Bate Papo à Mesa, intitulado Museu Vivo: Sustentabilidade e Proteção do Território como Espaço de Produção Cultural Indígena, que contará com as participações das pesquisadoras Susane Rabelo e Matania Suruí e do chefe de cozinha Wagner Vieira, cofundador do Toró Gastronomia Sustentável. Biólogo e chefe de cozinha, Wagner vai relacionar a importância do ambiente preservado com a alimentação e os aspectos culturais relacionados a tudo que envolve o alimento. Ele antecipa que o momento contará com uma mesa posta, onde haverá, entre outras iguarias, a sobremesa Ceci e Peri, uma composição com queijo do Marajó, doce de cupuaçu e farinha d’água.

Susane Rabelo, que integra o GEIA e desenvolve uma pesquisa de doutorado sobre o conhecimento intercultural indígena, associando biodiversidade, geoconservação e patrimônio gastronômico na Amazônia paraense, afirma que esse bate-papo à mesa é uma oportunidade para que as pessoas entendam que a cultura dos povos originários é uma existência viva, “que as populações indígenas existem, têm conhecimento e vozes. Por isso, é muito importante a participação, por exemplo, de Matania Suruí, que virá de Marabá, para tomar parte nesse evento”.

A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Esta temporada cultural pretende incentivar o público a participar de atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Serviço:

17ª Primavera dos Museus no Planetário do Pará
Evento gratuito
Confira a programação aqui
Período: 19 a 23 de setembro
Horário: 9h às 18h (até 21h, quando houver observação noturna do céu)
Endereço: Avenida Augusto Montenegro, km 03.

Texto: Guaciara Freitas e Vallery Dantas (Ascom Uepa)
Fotos: Marcelo Rodrigues e Messias Azevedo (Ascom Uepa)