Um auditório com 150 lugares foi entregue no início da noite de ontem, 25, no campus XVI da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Barcarena, nordeste paraense. O evento integrou a agenda de trabalho do governador Helder Barbalho na Região de Integração Tocantins, ao lado da vice-governadora, Hana Ghassan; do reitor da Uepa, Clay Chagas, e do pró-reitor de Gestão, Carlos Capela.
“Para a gente, é uma grande conquista. Tem práticas, como oficinas desenvolvidas por alunos, que precisam de espaços maiores, além de palestras e outras atividades”, disse Emilly Kristell, agente administrativa do campus.
O auditório vai beneficiar mais de 200 alunos da universidade, matriculados nos cursos de Licenciatura em Química, Física, Pedagogia, Geografia e Matemática.
Ainda durante a agenda do governador, foi entregue o termo de posse do terreno onde está situado o campus, pelo prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, que destacou que “o município precisa da Uepa dando oportunidade de educação para os jovens de Barcarena e do entorno”.
Helder Barbalho garantiu estar “muito feliz de voltar a Barcarena e cumprir agenda, como a entrega do auditório da Uepa”.
Expansão
Além de Barcarena, os campi da Uepa em Vigia de Nazaré, Cametá, Paragominas, Salvaterra e Igarapé-Açu vão ganhar auditórios (as obras estão em andamento), para que todas as unidades da instituição no interior tenham os benefícios desse espaço. Segundo o reitor Clay Chagas, as próximas entregas devem ser nos campi de Vigia de Nazaré e Salvaterra, já no próximo mês.
O campus de Barcarena iniciou suas atividades em 2000, em parceria com instituições de ensino locais. A partir de 2008, passou a contar com espaço próprio. O município vem, ao longo dos últimos anos, apresentando crescimento econômico e populacional, em virtude das grandes empresas instaladas em seu território.
Nesse cenário de crescente evolução, a Uepa forma profissionais qualificados para atender, principalmente, o setor de educação das redes municipal e estadual de ensino, e também da iniciativa privada.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Pedro Guerreiro (Agência Pará)