O Círio de Vigia de Nazaré é o mais antigo do Pará e às vésperas da edição de número 326, realizada no último dia 10 de setembro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciou uma pesquisa que busca identificar o perfil dos romeiros-turistas, que chegam ao município. Desenvolvido em parceria com a Pastoral de Turismo (Pastur) e a Secretaria Municipal de Turismo, o levantamento continua até o final deste mês e qualquer pessoa que tenha visitado Vigia por ocasião da festividade pode responder o formulário on-line dentro desse período.
A expectativa dos pesquisadores é que o maior número de pessoas se disponha a responder as perguntas voltadas a identificar algumas das características dos visitantes que participaram desse evento do calendário religioso vigiense. Além de levantar o perfil dos turistas do Círio de Vigia, a pesquisa também objetiva captar as percepções dos visitantes sobre a experiência deles no evento.
O coordenador do campus XVII, professor Admilson Alcantara da Silva, afirma que apesar da Uepa não ofertar o curso de Turismo, em Vigia, a temática do turismo contempla uma abordagem transversal capaz de envolver os alunos de outros cursos. “Por mais que não haja a oferta desse curso de Turismo no campus XVII da Uepa, o assunto envolve a história do município, a questão cultural, a questão da produção literária e dados estatísticos, que podem ser bem trabalhados pelos alunos dos cursos de Letras, História e Matemática”, ressalta o professor Admilson.
A estimativa do docente, que também coordena a pesquisa, é que 60 alunos do campus da Uepa em Vigia participem da pesquisa. “Nós entendemos que a Uepa dá uma resposta não só para o município de Vigia, mas para toda a região Guamá, a qual pertence o campus de Vigia e nesse sentido, estamos contribuindo com a realização de um estudo pioneiro”, afirma.
Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Foto: Marco Santos (Agência Pará)