O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou sua primeira defesa do doutorado profissional do programa, no último mês de dezembro. Vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o doutorado do PPGESA iniciou no ano de 2019.
A tese de doutorado defendida é intitulada Avaliação do Desempenho de Estudantes de Medicina Treinados em Simulação Realística durante Atendimento de Urgência e Emergência em Cenários Reais na Região Norte do Brasil, produzida pelo aluno do programa e professor da Uepa, David José Oliveira Tozetto, coordenador do curso Medicina do Campus VIII, no município de Marabá. A orientadora foi a professora Nara Macedo Botelho.
Na aprendizagem, por exemplo, são realizadas simulações realísticas das especialidades, nas quais os alunos recebem um aprendizado voltado para a vivência de situações e desafios que ocorrem em ambientes hospitalares. Essas simulações são realizadas tanto no Campus II como nos campi de Marabá e Santarém, por meio da interiorização da Uepa.
A tese de doutorado do professor David Tozetto é um estudo transversal com abordagem qualitativa, realizada entre junho de 2021 e junho de 2022, no Campus VIII/Marabá e objetivou analisar o uso da simulação realística em urgência e emergência como recurso de ensino-aprendizagem, no curso de graduação em Medicina e o desempenho dos alunos treinados nesse método em atendimentos reais. Participaram 29 alunos do curso de Medicina do Campus VIII.
Segundo o professor David, o avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem, sendo a simulação realística umas das principais, “pois mimetiza situações reais em diferentes escalas de complexidade. No campus em Marabá, temos uma sala de simulação realística com um boneco de média fidelidade. O assunto do doutorado respondeu a algumas questões sobre a eficiência do método de simulação e permitiu levantar pontos que podem ser melhorados para tornar os atendimentos reais ainda mais efetivos".
Os resultados da pesquisa ratificaram a importância da simulação realística em urgência e emergência no ensino médico, "evidenciaram dificuldades encontradas pelos alunos nos atendimentos reais e mostraram que o constante feedback de quem está sendo treinado é essencial para o aprimoramento contínuo do método. A organização dos ambientes de atendimento com equipamentos e espaços adequados, equipes de apoio treinadas, a aplicação de protocolos de conduta baseados em evidências e a supervisão permanente de um preceptor experiente foram os pontos principais sugeridos para um melhor desempenho nos atendimentos", complementou.
A partir dos resultados da pesquisa, foram elaborados dois produtos educacionais, sendo eles um vídeo instrucional sobre o uso e funcionamento do Laboratório de Habilidades Médicas e um e-book intitulado Organização dos Ambientes de Atendimento de Urgência e Emergência para o Ensino Médico no Internato. Ambos os produtos foram validados por juízes especialistas e aplicados ao público-alvo, sendo devidamente aprovados, seguindo as normas vigentes de validação e aplicação de produtos técnicos-educacionais.
"Por se tratar de um trabalho descritivo, com número de participantes limitado, outros estudos virão e serão necessários, porém, os resultados descritos certamente poderão colaborar para a reflexão sobre as novas metodologias de ensino e sobre como poderemos melhorá-las, tornando-as cada vez mais adequadas dentro do contexto da educação em saúde, concluiu o professor David Tozetto.
Assista ao vídeo aqui.
Campus VIII (Marabá - PA)
No município de Marabá, o curso de graduação em Medicina existe há 10 anos, já formou cinco turmas, tem atualmente 200 alunos em atividade e conta com 35 professores efetivos.
Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)
Foto: Acervo Pessoal