Programação no CCBS sobre o cenário da Biomedicina é realizada essa semana

Enviado por Messias Azevedo em Seg, 20/11/2023 - 13:32

 

De 20 a 22 de novembro de 2023, o Grupo de Estudos em Bacteriologia Aplicada (Gebac) e o Laboratório de Microbiologia Aplicada e Genética de Micro-organismos (LabMicro) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem a I Semana de Microbiologia com o eixo temático: Saúde e Biotecnologia. Ainda nesse período, a coordenação do curso de Biomedicina e o Centro Acadêmico de Biomedicina Evandro Chagas (Cabec) realizam a VII Semana Acadêmica de Biomedicina, de 22 a 24 de novembro, com o tema O Panorama Biomédico da Amazônia, que tem como objetivo apresentar um painel da ação do biomédico na investigação, análise, gerenciamento e vigilância no cenário amazônico. As inscrições e informações podem ser feitas de forma on-line

Na Semana de Microbiologia, serão apresentadas palestras, minicursos e apresentações de trabalhos direcionados às áreas de bacteriologia, micologia, virologia e parasitologia, relacionando-as com a saúde humana e animal, além de debater o momento atual da biotecnologia. O evento é aberto para alunos e profissionais de qualquer graduação que tenham interesse no tema e a inscrições podem ser feitas no link. Os eventos serão realizados no Campus II, em alusão ao Dia do Biomédico, celebrado hoje, 20 de novembro, profissional capaz de explorar os conhecimentos da biologia e medicina para uso adequado no tratamento e monitoramento de doenças relacionadas ao homem, animais e espécies da flora.

A Microbiologia, uma das ciências mais antigas praticadas pela humanidade, é o estudo dos organismos pequenos, impossíveis de serem vistos a olho nu. Segundo Nilson Veloso Bezerra, professor de Microbiologia, os micro-organismos são vistos como causadores de doenças, "porém, também são extremamente importantes para a manutenção da vida do planeta, contribuem na fertilização do solo, reciclagem de substâncias e participam de ciclos biogeoquímicos, além de poderem ser utilizados em processos biotecnológicos relacionados a produção de alimentos". A palestra e o evento terão como principal abordagem a importância desses micro-organismos e toda sua relação com outros seres vivos da terra, "sem esquecer, obviamente, que existem ainda os micro-organismos patogênicos que causam doenças em seres humanos, animais e plantas", explica o professor.

A Biotecnologia, tema do evento, é o ramo da biologia que desenvolve tecnologias ou matéria-prima a partir de organismos vivos, baseada nos processos biomoleculares e celulares, para criar ou modificar produtos e resolver problemas na sociedade. Ainda de acordo com Nilson Bezerra, a população já utiliza a biotecnologia há muito tempo, pois ela está no cotidiano, por exemplo, no pão, em diversas bebidas e produtos lácteos consumidos. O conhecimento e aplicação da biotecnologia permitiram o avanço em diversas áreas científicas, "revolucionando o modo de entender e manipular os organismos, para obter produtos e entender seus processos. Com o apoio da microbiologia, biologia molecular, genética, engenharia e informática, a biotecnologia é importante para conhecer e trabalhar na prevenção de doenças, reduzir custos, simplificar e acelerar a produção industrial, criar plantas e insumos com características desejáveis para aumentar o rendimento agrícola, entre outros benefícios", ressaltou o professor. 

Programação

Na abertura da I Semana de Microbiologia, dia 20, terá a palestra magna A Importância da Microbiologia no Contexto Saúde e Biotecnologia, que será apresentada pelo coordenador do Grupo Gebac, professor Nilson Veloso Bezerra, às 14h15, no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Campus II. Em seguida, as palestras Prospecção de Bactérias de Ambientes Exóticos: Manguezais, com José Alyson Rocha Pismel; e Biologia Molecular: Usos e avanços no diagnóstico bacteriano, às 16h, com Amália Raiana Fonseca Lobato. Os minicursos ocorrem pela manhã no bloco C, no Laboratório de Farmacologia. 

Na terça-feira, 21, as palestras são: Avanços na Compreensão da Interação Vírus-Célula por Meio de Ferramentas de Biologia, com Dr. Carlos Alberto Marques De Carvalho, às 14h; Nanobiotecnologia aplicada no desenvolvimento de novos testes para diagnóstico e vacinas utilizando a técnica Phage Display, com Dr. Leonardo Quintão Siravenha, às 15h e Avanços na pesquisa e tratamento de infecções por fungos, com a Dra. Patrícia Fagundes da Costa, às 16h. As apresentações de trabalhos e as exposições das Ligas Acadêmicas vão ocorrer na quarta-feira, 22, a partir das 14h.

 

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)

Foto: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)