O debate sobre saúde mental ganha destaque no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) amanhã, 18, na celebração dos 14 anos do Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (Sapp). O evento terá a palestra “O Adoecimento Mental no Ambiente Acadêmico”, ministrada pelo psicólogo especialista Reno Mendes, e ocorre na Sala de Recitais do Campus I, a partir das 9h. Haverá também transmissão online, para possibilitar a participação da comunidade acadêmica de todos os campi.
Reno Mendes é psicólogo com especializações em Gestalt – Terapia pelo CCGT; em Suicidologia pela Faculdade Entre Rios, no Piauí; em Ações Terapêuticas em Luto, pela Pontifícia Universidade Católica (USP - SP); e em Terapia Cognitiva Comportamental, pelo Child Behavior Institute of Miami. Ele abordará um tema delicado, cujo debate se faz cada vez mais necessário: o suicídio.
A escolha deste tema para o evento se deu por um aumento de jovens em sofrimento no CCSE, detectado pelos profissionais que atuam no Sapp. “Desde 2019, percebemos a recorrência no número de pessoas que buscam o serviço, passando por um momento de sofrimento intenso, com possibilidade de pensamentos que envolvem suicídio”, explica a coordenadora do Sapp, Oneli Gonçalves, PhD e psicanalista.
O momento vivido pelos alunos, a partir do ingresso na Universidade, pode se tornar gradativamente opressor. “O CCSE é um Centro singular, pois é o que acolhe o maior número de acadêmico da Universidade. E estes alunos, muitas vezes, não moram na cidade e deixam família e amigos para vir estudar. Passam a morar com outros familiares ou colegas. E isso, somado a outros sofrimentos prévios e a pressão que vem da vida acadêmica passa a funcionar como um gatilho, dificultando a sustentação de tantas mudanças e agravando o processo de desamparo”, avalia.
O Sapp atende atualmente os alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação, do Campus de Belém e da interiorização. Os professores do Departamento de Psicologia, que também são psicólogos, cedem uma parte da sua carga horária para o atendimento dos alunos. O serviço foi criado em 2009, como um projeto de extensão e foi institucionalizado em 2017. A partir de 2019, o Sapp conseguiu montar uma grade de atendimento que abrange todos os horários e os atendimentos online, que viabilizaram a escuta para os alunos fora de Belém.
“Com essa ampliação do atendimento, percebemos a demanda existente pelo serviço. Por todos nós que fazemos a escuta sermos também professores, podemos prestar um apoio que é psicológico e pedagógico frente a situações de dificuldades e/ou sofrimento psíquico, que comprometem o processo de formação acadêmica, em favor do desenvolvimento humano na relação com o ensino, a pesquisa e a extensão”, esclarece a coordenadora.
O evento terá transmissão pelo canal do CCSE no Youtube e abriu suas inscrições online para o evento. A participação é aberta e gratuita para toda a comunidade acadêmica. Haverá inscrição no local.
Texto: Fernanda Martins (Ascom Uepa)
Foto: Oneli Gonçalves (Coordenadora SAPP)