Semanas Acadêmicas movimentam campi da Uepa no interior

Enviado por Messias Azevedo em Qua, 29/11/2023 - 13:50

Com o objetivo de promover a integração entre os cursos diversos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), os campi da instituição em Castanhal, Moju, Altamira, Igarapé-Açu e Tucuruí realizam, nos próximos dias, diversas atividades acadêmicas entre os seus alunos e professores.

O campus XX, em Castanhal, abriu a programação das semanas acadêmicas da universidade ontem, 28, sob a temática central Conectando Ideias - Soluções Interdisciplinares. O reitor Clay Chagas esteve presente na abertura e destacou que, enquanto parte da universidade, “todos temos de estar preparados para dar soluções a uma série de problemas e um deles ainda tem a ver com um atraso no desenvolvimento, principalmente em regiões periféricas do nosso estado". Na ocasião, ressaltou que cada um dos presentes naquele momento tem um papel importante. Para ele, um momento de integração como esse, da semana acadêmica, permite uma abordagem além das disciplinas estudadas em cada um dos cursos. “Se vocês não compreenderem que esse mundo que nós vivemos é interdisciplinar, a gente vai continuar aguardando soluções disciplinares que não resolvem problemas”.

Em Moju, no campus XIV, a 13ª Semana Acadêmica também começou ontem e continua até a próxima quinta-feira, 30, com o tema Reflexões sobre Pesquisa e Educação na Amazônia no Contexto da Agenda 2030. A vice-reitora, Ilma Pastana, participou da abertura da programação.  A iniciativa oferece palestras, oficinas, rodas de conversa, minicursos e atividades culturais. Na manhã desta quarta, 29, ocorre uma ação em saúde, com vacinação, testes rápidos de Sifilis, Hepatite B e C e aferição de pressão. A Jornada Acadêmica em Moju é realizada em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará. Encerrando as atividades no último dia, a palestra Vitivinicultura do Vale do São Francisco: Tecnologia, Inovação e Desafios na Produção de Uvas e Vinhos em Região Tropical, acontecerá às 17h.

Na próxima semana, dia 4 de dezembro, a XIV Jornada Acadêmica de Altamira também inicia a sua programação com o tema Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia no Xingu: reflexões e práticas inovadoras para a valorização da cultura regional, e contará com apoio do corpo docente, no intuito de incentivar o público acadêmico em participar das atividades científicas e tecnológicas. As inscrições estão abertas para os interessados em participar da programação de forma online.

Já no período de 5 a 7 de dezembro é a vez dos campi de Igarapé-Açú e Tucuruí realizarem a sua programação. No campus X, interessados em submeter trabalhos para apresentação, podem fazer a inscrição até o dia 4 de dezembro pelo link. Com o tema Formação Docente para a Diversidade: um saber plural, podem ser enviados trabalho na modalidade Comunicação Oral e Relato de Experiências.

Já em Tucuruí, intitulada Educação, Pesquisa e Direito à Saúde em contextos amazônicos: Desafios e Perspectivas, a programação terá oficinas e minicursos voltados para os cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia. Durante o mesmo período, também será realizado o IV Encontro Interinstitucional da Consciência Negra em Tucuruí, com mesas de diálogo e oficinas gratuitas e aberta a toda a comunidade. As atividades podem ser conferidas aqui.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Foto: Yasser Rodrigues (Campus Castanhal)