Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis na Amazônia recebe trabalhos

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 18/08/2023 - 09:49

Os desafios das aplicações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia é o tema central do I Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis na Amazônia, evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGTEC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O simpósio será realizado no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) de 19 a 22 de setembro em formato híbrido e recebe inscrições para submissão de trabalhos até o dia 24 de agosto. Já para participar do evento sem increver trabalhos, as pessoas interessadas têm até o dia 20 de setembro para efetivar a inscrição.

O Simpósio de Meio Ambiente e Tecnologias Sustentáveis na Amazônia (SIMATECS) tem como objetivo promover a socialização e a troca de experiências, com envolvimento da comunidade acadêmica interna e público externo, debatendo sobre as temáticas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e recursos naturais para a promoção da sustentabilidade, além dos desafios da pesquisa sobre desenvolvimento sustentável na região Amazônica. O SIMATECS receberá palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversas, divididas nas subáreas: Geotecnologias; Recursos Agroflorestais; Bioeconomia; Desenvolvimento Sustentável.

Serão aceitos os participantes interessados em submeter trabalhos de resumos simples, sendo possível a apresentação em pôster, caso ele seja selecionado pelos avaliadores do simpósio, e que estejam relacionados às áreas temáticas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Divulgação da Ciência; Engenharias; Estatística; Geotecnologias; Metodologias. O evento contará com a participação de 20 palestrantes de variadas áreas do conhecimento, a fim de disseminar informações acerca do ensino, pesquisa e tecnologia sustentável na Amazônia.

A primeira edição do SIMATECS é realizado em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp) da Uepa, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para mais inforações, acesse o perfil do Instagram: @simatecs_uepa, ou pelo o e-mail: simatecs.uepa@gmail.com

Texto e Foto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)