Superlua poderá ser observada em sessões especiais do Planetário

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 29/08/2023 - 09:46

Nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, o céu de Belém exibirá um espetáculo astronômico singular: a Superlua. E o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPA), vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa) proporciona à população a oportunidade de realizar observações do satélite natural da Terra nesses dois dias, entre 18h30 e 21h, com entrada gratuita. Os observadores poderão contemplar a superlua, quando ela estiver em sua máxima proximidade em relação ao nosso planeta. Essa, que será a segunda lua cheia do mês de agosto, também se revelará em uma rara tonalidade azulada, por isso também é chamada de lua azul.
 

A lua é o corpo celeste mais próximo da Terra e sua beleza nas noites terrestres sempre despertou curiosidade e interesse da humanidade, atribuindo até mesmo valores místicos a ela. Em determinados momentos do ano é possível observá-la maior e mais brilhante, o que costuma chamar ainda mais a atenção dos admiradores. De acordo com o professor de Física e astrônomo, Reginaldo Corrêa Júnior esses períodos acontecem "devido ao movimento de translação elíptica da lua em torno da Terra, ou seja, em alguns momentos ela estará mais próxima ou mais distante da Terra. Quando está na sua aproximação máxima e na sua fase cheia, esse período é chamado de perigeu, deixando-a com uma aparência 15% maior e 30% mais brilhante, devido à maior incidência dos raios solares refletidos nela. Vale destacar que o nosso satélite natural foi visitado, recentemente, pela primeira vez por uma sonda indiana no polo sul lunar, com o objetivo de detectar água nessa região do nosso satélite natural”, explica Reginaldo.

Segundo o diretor do Planetário, José Roberto Alves, a visualização de uma superlua oferece uma oportunidade interessante para os observadores do céu e entusiastas da astronomia apreciarem um fenômeno natural que destaca a relação entre a Terra e a lua. “A observação da superlua pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a órbita lunar ao redor da Terra, bem como os conceitos básicos de astronomia. É uma chance de explorar como os movimentos celestes influenciam o que vemos no céu”, convida o professor.


 

Serviço
 

Observação da SuperLua
Horário: 18h30 às 21h
Local: Centro de Ciências e Planetário do Pará (Rodovia Augusto Montenegro, km 3, s/n)
Data: 30/08 e 31/08
Entrada Gratuita

 

Texto: Vallery Dantas (Ascom Uepa)

Foto: Dylan O’Donnell (Agência Espacial Europeia)