Inicia hoje, 9, e segue até quarta-feira, 11, o VII Encontro Vigiense dos Estudantes de Letras (EVEL), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Organizado pelo campus XVII, no município de Vigia, o evento reúne palestras, rodas de conversa, simpósios, submissão de trabalhos e sarau literário.
Língua, Raízes e Memória: os pórticos dos saberes interdisciplinares na Amazônia é o título da programação que também oferta diversos minicursos e oficinas. Para abrir os trabalhos, estarão presentes o reitor da universidade, professor Clay Chagas; o coordenador do campus, professor Admilson Alcântara da Silva; a coordenadora pedagógica, Valdete Maria das Chagas Farias e o coordenador do curso, Anderson Gurjão Barros. Na sequência, as professoras Fabíola Baraúna e Neilce dos Santos apresentam a temática do encontro.
O professor Augusto Souto e o estudante de Música Hamilton Saldanha serão os responsáveis pela primeira mesa redonda, intitulada Raízes Musicais: os saberes amazônicos na linguagem musical. Ainda nesse primeiro dia, temas como Chat GPT: impactos da tecnologia na educação do futuro, Descontração da Linguagem Eurocêntrica nos Conteúdos das Universidades da Amazônia; As danças populares amazônicas como agente construtor da identidade do indivíduo: entre a ancestralidade e a religião também serão discutidos.
Amanhã, o EVEL seguirá com mais atividades. Para aqueles que querem se aprofundar na interculturalidade, às 9h, as professoras Ely da Silva Brito e Raiane Vera Cruz dos Santos estarão à frente da oficina Saber popular sobre plantas medicinais na Educação Básica: propostas metodológicas para o ensino interdisciplinar. Simultaneamente, irá ocorrer o simpósio ministrado pela professora Glaciane Serrão, cujo tema é A linguagem do empoderamento feminista: o combate ao discurso de ódio machista no muncípio de Vigia. No terceiro e último dia, oficinas e minicursos marcarão o VII EVEL.
Desenvolvido há dez anos no campus XVII, o EVEL é organizado pelas turmas do curso de Letras e focaliza alunos do 3° ano do ensino médio, do ensino técnico e superior. Além da extensa programação, atrações como Dj's e bandas darão o tom festivo ao encontro.
Para acompanhar o cronograma completo, clique aqui.
Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)
Foto: Pedro Guerreiro (Agência Pará)