Uepa aprova novos programas de Residência Multiprofissional da Saúde

Enviado por Messias Azevedo em Seg, 15/01/2024 - 13:38

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) obteve a aprovação de quatro projetos de Programas de Residência em Área Multiprofissional da Saúde: Atenção à Saúde Mental e Atenção Básica - Saúde da Família, que serão ofertados em Tucuruí; Atenção à Saúde da Mulher e da Criança, em Ananindeua; e Atenção em Terapia Intensiva - Adulto, Pediátrica e Neonatal, que será desenvolvida em Santarém. O resultado foi divulgado por meio de Portaria, de 11 de janeiro de 2024, publicada no Diário Oficial da União. No total, as quatro novas residências ofertarão 43 vagas, sendo 20 para Tucuruí, 13 para Santarém e 10 para Ananindeua. Serão contempladas as seguintes especialidades: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Conforme a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu) da Uepa, professora Gabriela Ribeiro, os projetos têm “foco na vigilância epidemiológica e nas necessidades de cada localidade, de cada município”. Para obter a aprovação, as propostas foram submetidas à avaliação do Ministério da Educação e, após, ao aval do Ministério da Saúde.

“Com o plano de fortalecimento das residências, estamos conseguindo mais vagas, mais aprovações de projetos para o norte do país e para a Amazônia, pensando que a maior parte dessas residências são fora da Região Metropolitana de Belém. Nós vamos, cada vez mais, capacitar os municípios, justamente nas especialidades, na atenção à formação profissional que a residência se propõe a fazer - que a gente conhece como ensino em serviço - e vai cada vez mais melhorar os serviços de saúde, em especial os disponibilizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, destaca Gabriela Ribeiro.

Formação Ampliada

A partir da aprovação dos novos projetos, a Uepa passará a ofertar 19 Programas de Residência Multiprofissional, sob a forma de curso de especialização. Segundo a coordenadora da Coremu, ainda há a possibilidade de o número de Residências Multiprofissionais serem ampliadas para 26 programas, pois outras sete propostas (direcionadas aos municípios de Redenção, Conceição do Araguaia, Ananindeua e Marabá) já foram aprovadas pelo Ministério da Educação, por meio do Sistema Nacional de Residências em Saúde - Sinar. Elas ainda serão submetidas ao edital de bolsas do Ministério da Saúde.

A vice-reitora da Uepa, professora Ilma Pastana, explica como foi realizado o trabalho de submissão das propostas de Residência: “A nossa equipe e eu, particularmente, liguei para os campi da Uepa que possuem cursos na área da saúde. Os municípios de Redenção, Conceição do Araguaia, Ananindeua, Marabá, Santarém e Tucuruí aderiram e enviaram a documentação para o Ministério da Educação. Foram montadas equipes, que prepararam o projeto, submeteram ao Sinar e esses programas foram aprovados”, detalha a gestora.

A oferta de Programas de Residência Multiprofissional em municípios do interior do Pará auxilia na descentralização de especialistas, além do que, facilita a permanência dos profissionais nessas localidades. Ilma Pastana cita o exemplo de Santarém, no oeste paraense, que possui Programas de Residência da Uepa. “Hoje, nós temos médicos fixados em Santarém, porque eles encontram essa pós-graduação. Os Programas de Residência são um meio de fixação de profissionais de excelente qualidade para a futura formação em saúde”.

Os Programas de Residência Multiprofissional da Uepa são dirigidas às categorias profissionais que compõem a área da saúde, exceto a médica. As residências são ofertadas por meio de parceria entre a Uepa com as mais diferentes instituições do Pará e ocorrem na modalidade presencial.

 

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)