Uepa participa de missão da Abruem na África do Sul

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 29/08/2023 - 09:43

 

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realiza até o dia 1º de setembro a missão internacional à África do Sul, iniciada no último dia 21. Ao todo, 39 representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas à Associação participam da missão que visita universidades e integra eventos nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburgo.
 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) faz parte da missão com dois representantes: o reitor Clay Chagas e o coordenador de Relações Internacionais da Uepa, professor João Colares. Professor Clay Chagas, explica que a proposta da viagem "é poder trocar experiências entre as realidades brasileiras e sul-africanas, verificando a possibilidade de cooperação a nível de graduação e pós-graduação". 
 

A missão, que ocorre anualmente, tem como objetivo estreitar relações, agregar conhecimentos, troca de experiências e firmar acordos de cooperação internacional entre as instituições visitadas e as universidades filiadas à Abruem. Já foram realizadas visitas às instituições Durban University of Technology (DUT) e University of Kwazulu-Natal (UKZN), em Durban, além da participação na 25º IEASA Conference, evento anual que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior. 

Para o titular da Coordenação de Relações Internacionais (Crein), João Colares, o que existe em comum entre as instituições de ensino superior dos dois países é o compromisso com a transformação social, que "fica bastante evidente na maneira como as universidades sul-africanas se organizam e também na definição dos seus valores, da sua missão e finalidade, pelo fato dois países, Brasil e África do Sul, que compartilharem um histórico de opressão advindo do colonialismo".

Ainda de acordo com João Colares, "sociedades racialmente marcadas pela pelas assimetrias e por injustiças, essas universidades sul-africanas, assim como as brasileiras, assumem o compromisso da inclusão social e do enfrentamento ao racismo, o enfrentamento das injustiças. E buscam colocar a educação, a ciência tecnologia a serviço dos povos". O professor Clay concorda com essa posição quando também destaca que a visita é uma oportunidade conhecer a realidade das universidades e "ver como elas vêm trabalhando no sentido de avançar o ensino superior da graduação e pós-graduação no seu país e mostrar a universidade como uma instituição capaz de transformar a realidade social".
 

Durante a programação já foram realizadas visitas, na Cidade do Cabo, a Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT). Em Porto Elizabeth, conheceram a Nelson Mandela University e a Rhodes University (RU). Para finalizar, em Johannesburgo, serão realizadas reuniões em University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP) e University of South Africa (UNISA), nos próximos dias.
 

A visita também é uma oportunidade de estreitar os laços bilaterais entre Brasil e África do Sul. Os representantes das IES de ambos os países se uniram para discutir o papel fundamental da educação superior na promoção do desenvolvimento social e sustentável, além de representar os esforços conjuntos para impulsionar as ativdades de pesquisa e inovação.

 


Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa) com informações da Assessoria de Comunicação da Abruem

Fotos: Divulgação