Uepa realiza certificação de Residências em Saúde do CCBS

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 16/02/2024 - 13:58

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entregou ontem, 15, 133 novos profissionais formados nas Residências Médicas e Residências Multiprofissionais e em área Profissional em Saúde do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A solenidade ocorreu no auditório do Centur, em Belém. Na solenidade, foram certificados 33 residentes formados nos 13 programas de residência médica oferecidos pela instituição. Já a Residência Multiprofissional e Uniprofissional, voltada para a formação de profissionais de saúde nas mais diferentes áreas do conhecimento, formou 100 residentes.

Gabriela Farias, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu Uepa), contou que "a Residência Multiprofissional/Uniprofissional possui 15 programas e é caracterizada por ensino em serviço. É uma especialização voltada para a educação em serviço e destinada às demais categorias profissionais que integram a área de saúde. Confere um título de especialista Lato Sensu que o residente recebe para atuar na determinada área/especialidade escolhida no programa de Residência específico". Os programas de Residência Médica e Multiprofissional consistem em promover de modo integrado o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência, pautados na ética e na humanização, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). 

"Estamos entregando, no total, 133 profissionais qualificados para a comunidade, formandos que passaram de maneira brilhante pelas Residências da Uepa e, a partir de hoje, irão atuar com a excelência de serem profissionais formados com o reconhecimento acadêmico da Uepa", disse Emanuel Sousa, diretor do CCBS e coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme Uepa).  

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, destacou que "estamos vivendo mais um momento importante para nossa universidade. A entrega de mais 133 profissionais especialistas para o SUS, para o estado do Pará e também para o país. Então, eu quero saudar a importância de todos aqui, preceptores, coordenadores, pessoas que são muito lutadoras. É maravilhoso ver tudo isso acontecendo em espaços públicos".

O primeiro programa de Residência Médica da Uepa foi o de Medicina de Família e Comunidade, de acordo com o professor Yuji Magalhães Ykuta, do Departamento de Saúde Comunitária, que atua na instituição há mais de 18 anos. "A primeira Residência Médica da Uepa iniciou em 2007. Fundamos a Coreme (Comissão de Residência Médica) e também a Residência da Uepa". Ele complementou dizendo que "sempre quis multiplicar, montar uma Residência onde pudéssemos formar outros médicos numa área tão importante como a Medicina de Família que, historicamente, melhora muito a Atenção Primária. Montamos então, na época, o projeto para criar a Residência e tivemos que criar também a Coreme, desta maneira, iniciamos essa trajetória até aqui", relatou o professor.

"A minha escolha pela Residência da Uepa em Medicina de Família e Comunidade (MFC), foi visando a busca do atendimento integral ao paciente, de forma holística, contínua e abrangente, associado ao contexto do paciente - biológico, social, familiar, psicológico etc. A relação médico-paciente vai muito além das doenças e seus tratamentos. A Residência me fez enxergar a integralidade do paciente, das suas relações sociais e no que isso pode interferir na condição da sua saúde", explicou a médica Georgiana Gama que concluiu a Residência na área da Família e Comunidade.

Veja todas as fotos no link

Texto: Diane Maués (Ascom Uepa)

Fotos: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)