Uepa realiza posse de coordenadores e chefes de departamento

Enviado por Monique Hadad em Ter, 03/10/2023 - 10:59

Ao longo desta segunda-feira, 02, foram realizadas as três cerimônias de posse dos coordenadores de curso e chefes de departamento do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Os pró-reitores de Graduação, Ednalvo Apóstolo Campos Pesquisa; de Pós-graduação, Jofre Freitas; e de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, participaram das cerimônias, juntamente com o reitor da Uepa, Clay Chagas e a vice-reitora, Ilma Pastana. No auditório do CCNT, a diretora do centro, Eliane Coutinho, agradeceu a parceria dos professores do Centro e destacou que “o trabalho é desenvolvido em harmonia, independente do curso ou departamento”. Ainda na solenidade, foi entregue a portaria de elogio ao professor Eriberto Pena, que deixou a coordenação do curso de Relações Internacionais.

Com mensagens de boas-vindas, os pró-reitores destacaram que os coordenadores podem contar com a gestão superior para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão. "Essa é uma oportunidade de aprendizado. A cada gestão que passa, a gente aprende mais”, destacou a pró-reitora de Extensão, Vera Palácios, que esteve presente junto com o diretor do centro, Emanuel de Jesus Sousa, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, na segunda solenidade do dia.

O curso de Fonoaudiologia da Uepa terá a fonoaudióloga Luzianne Fernandes de Oliveira assumindo a coordenação do curso. "Espero contribuir para a divulgação da profissão de Fonoaudiologia, bem como, para a expansão do mercado de trabalho, produzindo, por meio da Universidade pública do Estado, mão de obra qualificada, com visão humanista e generalista, principalmente para a atuação nos diversos níveis hierárquicos do SUS", disse.

A servidora e bióloga Alba Lúcia Ribeiro Raithy foi reconduzida para a chefia do Departamento de Patologia (DPAT) e relatou que é sempre estimulante chefiar um departamento como o DPAT, por ser transdisciplinar e atender, atualmente, todos os oito cursos do CCBS e mais o curso de Ciências Biológicas do CCSE. "É um verdadeiro desafio, mas sempre com uma expectativa muito positiva, visto que eu me identifico bastante e procuro, dessa maneira, colaborar com os colegas e com a universidade em todos os seus setores, ir além do tripé da pesquisa, ensino e extensão, e atender também a gestão. Então, é isso que tentamos, dar o melhor para que os trabalhos possam se desenvolver com excelência".

Pela parte da tarde, na Sala de Recitais do CCSE, estiveram presentes os membros da gestão superior, além dos diretores do centro, Anderson Maia e Frederico Bicalho. Pela primeira vez, assume a coordenação do curso de História o professor Telmo Araújo, que atua na Uepa desde 2013. Para ele, “a expectativa é melhorar a dinâmica no interior, desenvolver melhor as atividades e estar mais presente na sociedade e nas histórias locais de Belém, São Miguel e Vigia de Nazaré”. Os municípios citados pelo docente são onde a Uepa oferta o curso de forma regular, além de Altamira e Brejo Grande do Araguaia, nos quais são ofertadas turmas pelo programa Forma Pará.

A vice-reitora Ilma Pastana, além dar as boas-vindas, reiterou que “o diálogo é muito importante para a tomada de decisões”. O reitor Clay Chagas apontou que a gestão é um “desafio que vale a pena passar” e que a função administrativa é “um dos pilares importantes para entender a universidade e saber o que é possível fazer, então estar na coordenação é conhecer a instituição”. O reitor também destacou que o concurso do CCSE já está em andamento e, em breve, o centro irá receber mais de 60 novos professores, além dos novos contratados aprovados nos concursos do CCBS e CCNT, que já está em fase de finalização.

Os resultados das eleições estão disponíveis aqui.
Veja as fotos aqui.

Texto: Marília Jardim e Diane Maués (Ascom Uepa)

Fotos: Marcelo Rodrigues e Sidney Oliveira (Ascom Uepa)