Universidade do Estado do Pará presente na 26° Feira do Livro

Enviado por Messias Azevedo em Qui, 14/09/2023 - 14:38

Dos dias 9 a 15 de setembro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) esteve presente na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, representada pelo Projeto Lamparina Acesa – Literatura Acessível e a Editora da Uepa (Eduepa). Com serviços de acessibilidade aos visitantes da Feira e lançamentos de publicações, a participação da universidade no evento reforçou o compromisso com a promoção do conhecimento e a produção literária na Amazônia.

Na programação do stand da Uepa, ocorreu, na terça-feira, 12, às 17h, o lançamento do ebook Meio Ambiente e Sustentabilidade, obra organizada por Altem Nascimento Pontes, Jaqueline Silva e Ana Manoela Pinheiro. O livro digital reúne 11 capítulos, tem a contribuição de 32 pesquisadores, entre mestrandos, doutorandos, doutores e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa e encontra-se disponível para download gratuito neste link.

O e-book surgiu da necessidade de promover a divulgação científica e a socialização de saberes cujas temáticas estão relacionadas com o cotidiano dos povos e das comunidades da Amazônia paraense. “Esse e-book reúne temas que tratam sobre logística reversa, meio ambiente e sustentabilidade, racismo ambiental, povos e comunidades tradicionais na Amazônia, gestão de recursos hídricos e mobilidade urbana sustentável”, afirmou Jaqueline Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa.

A obra é resultado dos projetos de pesquisa realizados pelos docentes, discentes e pesquisadores externos à Uepa. De acordo com Ana Manoela Pinheiro, mestra pelo PPGCA da Uepa, as transformações que afetam os ecossistemas e geram impactos sociais, econômicos e ambientais, temáticas abordadas no livro, “perpassam por todo o estado do Pará, afetando não apenas a capital”.

Programações

Com diversas programações culturais, a edição da Feira Pan-Amazônica este ano, buscou contemplar as vozes da infância, vozes da diversidade e inclusão, vozes da baixada, vozes da democracia, vozes do clima, vozes do Marajó, vozes do escritor paraense e as vozes da cultura de paz.

Vinculado ao Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA), o Projeto Lamparina Acesa – Literatura Acessível contou com mais de 50 voluntários que atuaram diretamente com os visitantes da Feira em diversos espaços. Serviços como guia-vidente para auxiliar os visitantes cegos, intérpretes de Libras para auxiliar as pessoas surdas na comunicação durante a visita à Feira foram promovidos pelo Projeto.

Na quarta-feira, 13, a preocupação com As múltiplas visões dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável na Amazônia foi expressa no lançamento do e-book que adotou esse título, ao reunir uma série de artigos produzidos por doutorandos do PPGCA. Organizado pelos professores Manoel Tavares de Paula e Altem Nascimento Pontes, o livro apresenta um recorte atualizado da dinâmica espacial e temporal de questões socioeconômicas e ambientais nos ecossistemas amazônicos.

Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Fotos: Monique Hadad e Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)